Escala 5 X 2: Descubra como funciona?

A escala é usada dentro do ambiente de trabalho como uma forma de distribuir e organizar a jornada de trabalho dos trabalhadores. Esse é um dado importante que está previsto em lei, e diz respeito sobre as diretrizes de como a empresa precisa trabalhar para adotar o que é preciso para pagar certo e oferecer os direitos aos trabalhadores.

Para entender melhor como essa escala de 5 X 2 funciona, continue lendo para descobrir como funciona e saber algumas dicas e orientações importantes sobre essa norma, que pode fazer toda diferença na hora de consultar seus dias de folga.

O que é a escala 5 x 2?

A escala funciona como uma maneira de mostrar ao trabalhador que ele possui 5 dias de trabalho para 2 de folga que são pagas. As folgas remuneradas fazem parte do tipo de período que é liberado dentro da escala, e intercaladas com o trabalho. Esse é o tipo de escala padrão, já que a grande maioria dos trabalhadores, trabalham durante a semana, de segunda a sexta e folgam dois dias, que é o fim de semana, sábado e domingo.

Nesse caso, os cálculos feitos são de 30h semanais, que envolvem normalmente cerca de 7,2 horas por dia, e as folgas são aos finais de semana. Lembrando que a carga horária da escala para os dias da semana, também podem variar entre 40h semanais ou 44h no total, que pode envolver um pouco mais de 8h por dia.

O que diz a lei

- Continua Depois da Publicidade -

A lei sobre a escala dia, que se trata de uma norma, que precisa de algumas diretrizes para impor limites enquanto fica a critério do trabalhador a quantidade de horas trabalhadas. Mas é preciso que o colaborador aceite o acordo e a proposta desse horário precisa estar disponibilizada em contrato. Lembrando que sempre é possível complementar a jornada de trabalho, com horas extras. Desde que a empresa faça os acordos de forma direta e um contrato seja assinado.

 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui