Feriados em outubro 2021: confira seus direitos como trabalhador

O mês de outubro de 2021 é marcado por dois pontos: o dia 12, que é o dia de Nossa Senhora Aparecida e também conhecido popularmente como dia das crianças. Também temos o dia 28 de outubro, que é o dia destinado aos servidores públicos: é um ponto facultativo para empresas privadas, mas os servidores podem ficar em casa. 

Durante os feriados, a empresa que contratou o funcionário com carteira assinada pode optar por algumas possibilidades e que estão dentro das regras, o que fugir disso, não é aceito previamente pela lei brasileira: 

  • Pagar hora extra 100% para o colaborador. Ou seja, o dobro do que recebe em um dia e pedir para que ele trabalhe no feriado. 
  • Solicitar uma troca de dias. Ou seja, o colaborador folga em um outro dia e trabalha no que for considerado como feriado. Essas trocas geralmente ocorrem para que o funcionário folgue em uma segunda ou sexta-feira. 
  • Pedir ao funcionário para que ele fique em casa durante o dia de feriado obrigatório, que neste caso, vai ser em uma terça-feira (12). 

Quem é MEI e tem funcionário registrado, faz o quê?

Quem é MEI, microempreendedor individual, e tem um funcionário com carteira assinada, tem os mesmos deveres que outra empresa menor. Ou seja, terá que fornecer o feriado para o colaborador ficar em casa e não trabalhar ou pagar a mais no final do mês. O MEI deve fornecer as mesmas vantagens para os seus colaboradores visto que também estão na modalidade de CLT. 

Não é obrigatório para quem trabalha como pessoa jurídica

Uma empresa não tem a obrigação de fornecer folga ou feriado para outra empresa (pessoa jurídica). Então, se você atua para alguma marca como MEI, não pode exigir o pagamento de horas extras ou folga visto que não conta com as mesmas regras que um CLT. Quem trabalha como pessoa jurídica não tem direito ao seguro desemprego. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui