INSS: como saber se a empresa está contribuindo corretamente?

As empresas fazem a contratação dos funcionários através do portal eSocial e, é por lá, que devem cumprir com todas as obrigações e direitos referentes aos funcionários, inclusive, em relação ao pagamento do INSS e também do FGTS

No entanto, em alguns casos, pode acontecer do contratante não estar pagando a contribuição da forma correta ou ter registrado a carteira digital com um valor menor do que foi informado. 

“Eu trabalhava com produtos de risco e teria que ter aposentadoria especial. Só que a empresa não informava isso ao INSS para pagar menos e  agora não consigo me aposentar mais cedo”, disse Ademir, residente de Santa Catarina que foi entrevistado pelo OTrabalhador. 

Para saber se está havendo a contribuição correta para a sua aposentadoria e outros benefícios como o seguro desemprego, auxílio doença e auxílio maternidade, basta acessar o aplicativo MEU INSS que está sendo disponibilizado através da Play Store: 

  • Acesse a Play Store e baixe o aplicativo MEU INSS; 
  • Depois que ele baixar, clique em “acessar com o GOV” e faça o seu login com o GOV usando CPF e senha. Se for o primeiro acesso, você pode criar um cadastro em que deve informar dados como nome da mãe, data de nascimento e outras informações; 
  • Depois de acessar o GOV e ter a permissão para acessar o aplicativo, basta clicar em “extrato de contribuições”
  • Agora, terá acesso a todos os valores que são pagos por mês pela empresa e poderá analisar se o pagamento está sendo realizado corretamente, se não estiver, pode entrar em contato com o setor de RH. 
- Continua Depois da Publicidade -

Mantenha a sua senha do GOV segura e em um local que não irá esquecer porque ela também é usada para acessar a carteira de trabalho digital, cadastro no ENEM e até mesmo o FGTS. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui