INSS: Força tarefa quer blindar os aposentados contra fraudes

Não é de hoje que aposentados e pensionistas sofrem com assédio, golpes e fraudes de pessoas mal intencionadas que querem se beneficiar financeiramente dessas pessoas. Com isso o INSS (Instituto Nacional da Previdência Social) junto do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) durante uma reunião decidiu criar novas medidas para criar uma força tarefa que consiga proteger de forma segura esses beneficiários da previdência.

Atualmente o Brasil possui mais de 30 milhões de empréstimos consignados ativos, o que por um lado injeta bilhões na economia do país, mas por outro lado atrai a atenção de golpistas que enxergam os aposentados como vítimas atrativas para dar golpes.

INSS vai fiscalizar operações fraudulentas?

A ideia do INSS segundo Leonardo Rolim, presidente do Instituto, é melhorar o processo de contratação de empréstimos consignados, tomando algumas medidas para proteger os beneficiários. O que se sabe é que haverá novas reuniões ainda para determinar as medidas para proteger os segurados, mas até o momento, qualquer aposentado ou pensionista pode relatar problemas e denunciar as ofertas de empréstimos caso suspeitem que sejam golpes. Além disso, parte do problema envolve o vazamento de dados o que torna as ligações para essas pessoas ainda mais recorrente.

Segundo o INSS, o incômodo aos aposentados e pensionistas para que contratem novos empréstimos acontece até mesmo sem suas permissões, o que caracteriza fraude. O que é lamentável é que o aposentado só descobre quando o desconto é feito no dia do seu pagamento.

Como se prevenir?

- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com o presidente do INSS, existem formas de se prevenir de golpes e fraudes no benefício, um deles é bloquear o benefício para esse tipo de empréstimo. Deixe registrado junto ao banco, que a aposentadoria ou pensão está bloqueada para qualquer tipo de empréstimo ou consignado. O bloqueio pode ser feito através do site, aplicativo ou na central de atendimento do INSS 135.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui