IPVA 2022 Minas Gerais: Calendário de pagamentos e consulta de valores

As regras para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foram alteradas no estado de Minas Gerais (MG) e, a partir de então, a população poderá pagar os valores até o mês de março tanto à vista quanto em parcelas. A consulta pode ser realizada no portal do Detran com o número do Renavam e a placa do automóvel.

A alíquota está entre as mais caras de todo o Brasil, chegando a 4%, sendo equivalente ao dobro do que é cobrado em estados como Santa Catarina. Para esse ano, foi aprovado um estilo de congelamento que garante que os cidadãos irão pagar valores semelhantes ao do ano de 2021. Isso acontece porque, em menos de um ano, o valor dos automóveis usados valorizou na faixa de 30% – o que poderia encarecer o preço do imposto em até um terço. 

O aumento dos preços dos carros usados aconteceu porque os novos ficaram com o valor elevado devido a saída de algumas empresas do país e também pelo fato de que o dólar estava mais caro. Deste modo, muitos brasileiros que estavam pensando em comprar um veículo tiveram que optar por alternativas usadas, aumentando a procura e os preços dos mesmos. O valor do imposto é cobrado sobre a FIPE, logo, se aumenta, é comum que o boleto tenha  um número ainda maior. 

Calendário do IPVA MG 2022

Veja, abaixo, o calendário completo para os cidadãos de Minas Gerais que precisam pagar o imposto sobre o veículo durante o ano de 2022. As datas são determinadas de acordo com o final da placa e os grupos que preferirem pagar parcelado, devem terminar apenas no mês de maio. 

FINAIS DE PLACA COTA ÚNICA/

1ª PARCELA

2ª PARCELA 3ª PARCELA
MARÇO ABRIL MAIO
1 e 2 21 25 25
3 e 4 22 26 26
5 e 6 23 27 27
7 e 8 24 28 30
9 e 0 25 29 31
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui