Justa causa: confira 06 motivos que podem te demitir

A justa causa ocorre quando o colaborador da empresa realiza alguma atividade que viola as regras jurídicas ou de boa convivência. E, dessa forma, ele perde seus direitos de seguro-desemprego e outros. Veja, abaixo, alguns motivos que podem desencadear essa demissão e o que você pode estar fazendo dentro do seu ambiente de trabalho.

  1. Fingindo estar doente: A CID 10 – Z76.5 é colocada no atestado médico do funcionário quando ele está fingindo, e está consciente disso, que está doente para conseguir faltar no emprego. Essa sigla pode desencadear em justa causa. O médico da empresa também pode diminuir a quantidade de dias do atestado caso ache necessário (e o documento não tenha a sigla).
  2. Condenação criminal: quando o funcionário é condenado criminalmente por algo e deve ir preso. A empresa não tem mais a obrigação de manter o contrato de trabalho ativo e assim demitir por justa causa. Em suma, essa condenação pode ocorrer por vários motivos diferentes.
  3. Embriaguez: quando o empregado está embriagado no serviço de forma habitual e não consegue realizar as suas funções corretamente. Além disso, o ambiente de trabalho pode ficar tenso e pesado, com as atividades prejudicadas.
  4. Falta excessiva sem justificação: a empresa não pode demitir um funcionário por justa causa que realmente esteja doente e apresenta o atestado com acompanhamento médico. Entretanto, quando o mesmo não apresenta os atestados e falta sem justificativas, pode ocorrer da empresa descontar do salário e das férias, sendo a demissão uma das hipóteses.
  5. Abandono: o abandono do emprego ocorre quando o funcionário falta por mais de 30 dias seguidos sem apresentar nenhuma justificativa, pode desencadear em uma justa causa.
  6. Jogos de azar: se o colaborador estiver jogando jogos de azar no ambiente de trabalho e houver comprovação da empresa por parte nisso, o mesmo pode ser penalizado com uma justa causa.

Acompanhe o OTrabalhador para saber mais sobre o direito dos trabalhadores.

VEJA TAMBÉM: Direitos do trabalhador após demissão, confira!

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui