MEI: como saber se meu CPF entrou para a dívida ativa?

O MEI, microempreendedor individual, tinha até o dia 31 de agosto para realizar o pagamento das dívidas que tinha em relação ao atraso do pagamento do DAS ou então, realizar o parcelamento dos valores totais em até 175 vezes com parcelas mínimas de R$ 50. 

O não pagamento ou regularização desses valores podem desencadear no cancelamento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e até mesmo na inserção do CPF do empresário na dívida ativa (o CPF do MEI é associado ao CNPJ). 

Aqueles que forem para a dívida ativa, terão a exclusão do Simples Nacional e também a adição de até 20% sobre todo o valor que é devido para a Receita Federal. O processo para fazer essa consulta é bastante simples, veja: 

  • Acesse o site oficial da Fazenda eCac;
  • Faça o login com sua conta do GOV, caso não tenha uma, será necessário fazer a criação e, assim sendo, informe os seus dados como nome dos pais, nascimento, CPF e outros; 
  • Depois disso, já na página do eCac, clique em “Dívida Ativa da União”; 
  • Para saber o que deve para a dívida ativa da União, clique em “Débitos ativos” e emita o um DARF para realizar o pagamento. 

Por que não deixar meu CNPJ MEI ser cancelado?

Ao deixar com que o CNPJ seja cancelado, você entra para a dívida ativa e pode ter dificuldades em abrir uma nova empresa no futuro ou até mesmo em relação à solicitação de empréstimos e financiamentos visto que é como se o nome do empreendedor estivesse sujo. 

- Continua Depois da Publicidade -

Apesar de deixar com que o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica fosse cancelado, não é o suficiente para anular a existência dos débitos em relação ao pagamento do DAS MEI, que é uma obrigação mensal do empreendedor, mesmo que ele não esteja obtendo faturamento. 

Acompanhe OTrabalhador para saber mais sobre os microempreendedores individuais. 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui