MEI: Quais são as minhas obrigações?

O MEI foi uma forma criada pelo governo para que os autônomos conseguissem pagar seus impostos e ainda contribuir para o INSS, a futura aposentadoria. Um lado positivo é que, apenas com o pagamento do DAS, que custa R$ 60, consegue-se contribuir para tudo isso.

Uma contribuição de aposentadoria tradicional geralmente tem o valor um pouco mais caro que essa alternativa. Então, podemos dizer que o MEI tem uma série de vantagens e menores obrigações.

Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

DAS MEI

A primeira obrigação é o pagamento do DAS MEI no valor de R$ 60. Felizmente, os prazos de pagamento mudaram. Dessa forma, quem deveria pagar no mês de junho o que era referente a maio, pode pagar até o mês de novembro. 

- Continua Depois da Publicidade -

A mudança dos prazos ocorreu como forma de garantir que os contribuintes não atrasassem porque seriam obrigados a pagar multas e, toda a contribuição atrasada, não conta para o cálculo do INSS. 

Declaração anual de faturamento

Essa alternativa está em segundo lugar. É a declaração anual de faturamento que começa a ser liberada desde o primeiro dia de janeiro e vai até o dia 31 de maio de todos os anos. 

Nesta declaração o MEI deve informar qual foi o seu faturamento, lucros e saídas. Diferente do imposto de renda, ele não precisa realizar pagamentos de taxas. Vale ressaltar, entretanto, que se o seu lucro passar o teto máximo de isenção do IR para pessoa física, o imposto de renda deve ser declarado. 

Enfim, essas são as duas únicas obrigações do MEI. O microempreendedor não precisa realizar o pagamento de contadores, diferente do que se pensa. Uma microempresa pode ser controlada facilmente com planilhas feitas pelo próprio empreendedor. 

- Continua Depois da Publicidade -

E então, tem mais alguma dúvida sobre as obrigações do MEI? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar mais com isso!

 

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui