O que é e como funciona o NoSQL?

O Nosql é um banco de dados não relacional, voltado para gerenciar dados não estruturais, embora consiga lidar bem com diversos tipos de armazenamento. Suas utilizações práticas o tornam um sistema ideal para programadores, sendo aplicado em app, redes sociais, aplicativos para web, jogos online, etc. Permite uma interação muito mais rápida e prática com os dados armazenados, que são muitos mais compreensíveis. Os aplicativos se utilizam bastante desse tipo de banco, tendo em vista que ele consegue gerenciar esses dados mais “soltos” e variáveis. Então, se você busca saber o que é o Nosql, para que serve, e quais as principais aplicações, diferenciais e benefícios, está no lugar certo.

O que é Nosql?

Diferentemente do MySQL, que é um banco de dados relacional, o Nosql é um tipo de banco de dados não relacional. De uma forma mais prática, enquanto os bancos relacionais são voltados para análises em tabelas e gráficos, os não relacionais não exigem toda essa estruturação. Então, enquanto o MySQL armazena e gerencia os dados dentro de tabelas, e dentro dos bancos de dados, tendo um controle completo sobre elas, o Nosql é voltado mais para aplicativos e aplicações semelhantes. O Nosql consegue acompanhar o ritmo fervoroso da atualidade, e armazenar dados de forma rápida, disponibilizando-os rapidamente. Ele não é apenas uma Linguagem de Consulta Estruturada, ou Structured Query Language (SQL), já que permite uma consulta a informações soltas, de forma rápida..

NoSQL: para que serve?

Devido sua disponibilidade e escalabilidade que são altíssimas, esses bancos de dados são bastante utilizados em apps, big data, e apps da web. Aliás, dentro desse mundo dos desenvolvedores, o Nosql é algo bastante frequente e indispensável. Afinal, eles conseguem se adaptar às mais diversas variações, que são comuns nessas aplicações. Outro ponto que também chama atenção para esse banco de dados é a forma mais clara como as informações são guardadas. Desse modo, a própria interpretação e compreensão desses dados se torna algo mais didático e rápido.

Principais aplicações do Nosql

Ao se jogar online, por exemplo, é preciso entender que os comandos devem uma resposta rápida, pois estão relacionados diretamente com o desempenho do jogador. A rapidez e a velocidade de acesso a dados são pontos importantíssimos nesse tipo de jogo, bem como em outras aplicações online. E o Nosql atua justamente nesse mercado, por ser um banco de dados de fácil acesso, que tem a rapidez com uma de suas principais características. Ao programar, ou melhor criar essas aplicações, apoiar-se em um banco de dados Nosql, que seja não relacional, faz toda a diferença. Dessa forma, independentemente da quantidade de informações, elas são consultadas e passadas com toda a agilidade necessária. No entanto, quando se tratam de informações mais bem estruturadas, que exigem uma integração maior das informações, esse não é o banco de dados mais indicado. Não que eles não consigam lidar com esses dados, mas existem outros sistemas mais completos. Ao armazenar todos os dados em tabelas, inseri-los dentro do banco de dados, e gerenciar esses bancos, os bancos de dados relacionais conseguem ter uma maior controle sobre essas informações. Dessa forma, eles conseguem proteger esses dados inclusive do próprio cliente, que ao realizar uma ação equivocada, é impedido pelo sistema. E isso se deve justamente por esse amplo gerenciamento de todas as tabelas, o que não ocorre tão bem com o Nosql, ao menos nessa função. Sua utilidade é mais prática, relacionado a dados mais ágeis e dinâmicos, e não estruturados, por assim dizer.

Diferenciais e benefícios

Quando se fala em bancos de dados de conteúdos estruturados, relacionais, o mercado realmente já está muito bem servido. Bancos como o MySQL, por exemplo, oferecem um serviço qualificado para várias gigantes mundiais, a exemplo, da Netflix, da NASA, do Youtube, etc. No entanto, em se tratando de um armazenamento sem uma estrutura prévia, com dados mais flexíveis, soltos, realmente o Nosql se faz necessário. É exatamente para esse ambiente que ele foi projetado, com o qual ele realmente está adaptado, operando com toda a qualidade exigida. As consultas realizadas nesse banco são extremamente velozes e feitas de uma forma bem básica. E o melhor de tudo é que esses dados, além de serem realmente em um grande número, ainda são modificados constantemente pelas próprias aplicações. Sendo assim, dentro do mundo dos programadores, realmente não há outro banco de dados mais equiparável. O próprio armazenamento, por assim dizer, ocorre de uma forma bem menos rígida, possibilitando essas consultas mais rápidas. E mesmo quando há a necessidade de utilizar dados estruturados, ele consegue se sair bem em muitas ocasiões. Assim, o Nosql é realmente um sistema completo, voltado para muitos fins, mas principalmente utilizações ágeis.
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui