O que caracteriza um vínculo empregatício?

Um vínculo empregatício ocorre quando um funcionário, tenha ou não a carteira assinada, trabalha seguindo 4 características básicas como subordinação, onerosidade, pessoalidade e habitualidade. Um freelancer apenas realizar projetos para alguma marca com frequência não quer dizer, portanto, que ele necessariamente esteja dentro destes critérios  e possa exigir os direitos de um CLT. 

Características do vínculo empregatício

  • Subordinação, que ocorre quando o funcionário deve respeitar cargos de hierarquia. Se o freelancer não deve cumprir ou acatar ordens como se fosse um colaborador CLT e tem autoridade para trabalhar onde e como preferir, não se encaixa nesse critério. 
  • Onerosidade, ocorre automaticamente quando há uma forma de pagamento mensal para esse indivíduo que trabalhou para a empresa. Esse pagamento pode ser fixo, por produção e vários outros aspectos.
  • Pessoalidade, é a pessoa mesmo que deve fazer o trabalho. Se o contratado podia dar o serviço a outra pessoa para fazer, descaracteriza essa característica. Por exemplo, se a marca X contratou a Y para fazer um serviço de redação, não precisa necessariamente ser o redator R para criar o texto. 
  • Habitualidade, quando há uma determinada frequência com a quantidade de projetos a serem realizados. 

PJ com PJ pode? É, depende!

Não há como ter vínculos empregatícios quando a empresa contra um funcionário que já está na modalidade de pessoa jurídica para que o mesmo realize serviços. No entanto, se a marca pedir para que o funcionário abra uma empresa para continuar trabalhando, isso é configurado como pejotização e o mesmo pode exigir o retorno de todos os seus direitos. 

O PJ que trabalha para outra empresa deve estar ciente de que não existe horário de trabalho para cumprir e não precisa ser um colaborador exclusivo daquela marca. Ou seja, ele pode até mesmo trabalhar com concorrentes.

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui