Pandemia altera perfis dos MEI: Entenda o que aconteceu

Um estudo recente realizado pelo Sebrae mostrou que a pandemia causou algumas mudanças importantes em quem tem empresa do tipo MEI. De acordo com o estudo o principal motivo das mudanças foi a pandemia, mesmo tendo mais empresas abrindo do que fechando, algumas categorias tiveram muitas adesões e por isso foi preciso criar algumas restrições.

Alguns negócios aumentaram demais nos últimos anos da pandemia, enquanto que outros praticamente se extinguiram, e essa diferença presenta a atual situação do país. As atividades que mais cresceram em grande parte dos estados foram as relacionadas a transportes, e também venda de peças para bicicletas. Entretanto, as locadoras de vídeo quase desapareceram de vez.

Qual categoria de MEI está em alta

Atualmente no período em que estamos vivendo, o que mais aumento de registros foram os motoristas de aplicativos, ficando em segundo lugar os estabelecimentos de peças para motocicletas. De acordo com especialistas, esse tipo de aumento de registros se dá principalmente pelo desemprego e como as pessoas estão fazendo para poder se virar e trabalhar de forma autônoma. O que é um bom sinal já que existe a preocupação em regularizar o trabalho. O empreendedorismo acabou se tornando uma opção nesse período de crise para muitas pessoas.

categorias em baixa

O MEI de alguns setores reduziu a quase zero no percentual e com isso, percebemos que são categorias de trabalho que beiram a extinção. Os principais entre eles envolvem fliperamas, locadoras de vídeos, assim como motoristas de van escolar, que também teve o número de formalizações bem reduzido. Outros setores que tiveram grande queda, foram os de apresentação como palcos e sons. A pandemia é responsável direta pela alteração desses números de registros de MEI e por isso, é possível que depois que tudo passar, alguns números ainda voltem a crescer e retomem sua posição normal.

 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui