PIS 2021: por que eu não recebi?

Calcula-se que cerca de 90 mil trabalhadores ficaram sem receber o PIS 2021. E tudo indica que as razões para isso estejam relacionadas a erros de processamento, que inclusive acabaram concedendo abonos com valores menores do que teriam direito alguns trabalhadores, referentes ao exercício do ano de 2019.

De acordo com os técnicos da SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) erros no processamento das Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que foram enviadas com atraso pelos empregadores, resultaram na ocorrência desse transtorno. E de acordo com os representantes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os técnicos da Serpro já estão cientes do erro. Por isso mesmo não será necessário que haja um novo envio de documentos, já que o pagamento só deverá ser feito mesmo no próximo exercício.

E como fica a situação de quem não recebeu o PIS 2021?

Esses cerca de 90 mil trabalhadores que não receberam o abono do PIS 2021 (ou receberam um valor menor) deverão recebê-lo no próximo calendário, que tem como referência o ano base 2020. Dessa forma, tudo indica que esse pagamento só será efetuado em 2022, em datas a serem divulgadas pelo Ministério da Economia.

Para que o trabalhador pudesse receber o seu abono pontualmente esse ano seria necessário que a Rais tivesse sido entregue até abril de 2020 pelos empregadores – o que não aconteceu. No entanto, de acordo com o governo, houve uma tolerância para que o documento fosse entregue pelos empregadores até setembro de 2020 – o que, mais uma vez, não aconteceu em alguns casos.

- Continua Depois da Publicidade -

Esses trabalhadores que ficaram sem receber tiveram a sua documentação entregue somente em outubro, o que acabou por inviabilizar o seu processamento pela Serpro, além do respectivo depósito dos valores nas agências.

Por isso, a recomendação dada pelos técnicos do órgão é a de que os trabalhadores aguardem o processamento o correto das Rais que foram entregues com atraso ou então consultem a sua situação via internet. Além de conferir no setor de Recursos Humanos da sua empresa, se elas foram enviadas corretamente (e com o seu nome) dentro do prazo estabelecido por lei.

Leia também: PIS e PASEP: por que não recebi o valor?

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Vivaldo Pereirahttps://otrabalhador.com/
Poeta e ensaísta, um autodidata, com 3 livros publicados, participação em uma antologia poética, certificação em produção de conteúdo para web e copywriting pela plataforma Rock Content, além de muito amor e respeito pela arte de escrever

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui