Por que o governo suspendeu o pagamento do PIS e Pasep em 2021?

Para que houvesse a  Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), o governo teve que suspender o pagamento do abono salarial do PIS e do PASEP. E, dessa forma, não houve nenhum calendário para o ano de 2021. No ano de 2020, no mês de julho, os senadores se reuniram para votar a  Medida Provisória (MP) nº 946 que previa o corte do benefício que injetaria mais de R$ 21 bilhões na economia. A medida provisória viria a ser publicada no Diário Oficial da União, DOU. 

Estima-se que, para que haja o aumento do Bolsa Família em mais de 58% como prevê o governo Bolsonaro, há a necessidade de cancelar o PIS e o PASEP permanentemente. O aumento, que deveria ocorrer no mês de outubro desse ano, deve ser prejudicado pela falta de verbas devido à prorrogação do auxílio emergencial. E, dessa forma, há possibilidades de que ele aconteça somente no próximo ano ou ainda em 2021 com a extinção do abono. 

  • O governo afirmou, desde o mês de fevereiro desde ano, que o ano base do abono de 2020 e de 2021 devem ser pagos de uma vez somente em 2022 a partir de fevereiro. Entretanto, se ele for cancelado, há poucas chances que seja pago além de 2019 que estava disponível até o dia 30 de junho. 

A proposta de não pagar neste ano foi originada como uma forma de garantir que as empresas não demitirem os funcionários (visto que o governo ajudou-as financeiramente durante a pandemia da Covid-19). 

O PIS é pago para aqueles que trabalham para as empresas privadas através do banco da Caixa enquanto o Pasep é pago para os servidores públicos através do banco do Brasil. Para sacar o benefício, basta levar consigo o cartão cidadão e ter trabalho pelo menos um mês no ano base. O valor máximo de saque é de R$ 1100 e depende do tempo de atuação. 

5/5 - (1 vote)
5/5 - (1 vote)
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

5 Comentários

  1. Um absurdo ter que cancelar o pis e o pasep. Nós trabalhadores não temos nada haver com quem recebe boksa família e seguro emergencial. Então, veste um santo e o outro não?

  2. Não é justo não temos o direito d PIS este ano 2021 este Presidente incompetente tirar direitos dos trabalhadores parece q não tá nem aí com os Brasileiros,cobre um santo e descobre outro.

  3. Absurdo por ser um dinheiro que nós que trabalhamos um ano todo e contamos com essa grana, parabéns pela incompetência desse governo de merda que vcs escolheram.

  4. Engraçado que não posso receber o seguro emergencial e agora com o PIS cancelado e sem trabalho, como vó pagar as contas.. parabéns mais uma vez para os políticos brasileiros que cada dia me enoja.. vergonha

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui