Por que o ouro é um investimento?

Durante o ano de 2020, em alguns meses o ouro teve um aumento de 10% como foi em julho. A causa desta variação teria sido ocasionada durante um momento de incertezas com o dólar e o excesso de mortes pela pandemia da Covid-19.

Na história, esse elemento químico – que não sofre com depreciação ao longo dos anos – está sempre associado a riqueza e luxo. Estava no Egito Antigo, estava entre os portugueses e muitos outros. Os países, inclusive, possuem grandes reservas de ouro que servem para que consigam se recuperar caso haja alguma crise econômica: o Brasil tem cerca de 127 mil toneladas enquanto os Estados Unidos superam a marca de 8 mil toneladas. 

Por que ele é considerado como um investimento?

O ouro, diferente de outros metais, não pode ser fabricado. E, além disso, acaba sendo utilizado para a fabricação de uma série de produtos como medicamentos, placas de energia solar, jóias e eletrônicos. Por isso, sua busca deve continuar aumentando enquanto a quantidade que tem no mercado continua sempre a mesma, sem nunca aumentar. Por isso, devido à lei de oferta e procura, os seus preços tendem a aumentar. 

Só por isso tem que investir em ouro?

Antes de aplicar em ouro, é necessário analisar os impactos dele a longo prazo como investimento, quais são as tendências de valorização e quanto teria se deixasse, por exemplo, em uma aplicação de renda fixa que estaria rendendo por volta de 13% ao ano com a nova taxa da Selic a 9,25%. Em alguns casos, dependendo do tempo que deseja investir e dos seus objetivos, o ouro pode não ser uma alternativa rentável. 

Hoje em dia, para quem preferir, também existem fundos de investimentos que aplicam em ouro. Deste modo, o cliente paga um valor para a empresa e esse valor é usado para comprar ouro. A empresa repassa, através de rendimentos, o quanto aquele dinheiro investido trouxe de volta ou então, desconta dele os prejuízos. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui