Principais tipos de aposentadorias no INSS

Existem tipos de aposentadoria diferentes no Brasil, e todo trabalhador que pretende se aposentar algum dia precisa saber quais são seus direitos. Cada uma delas possui regras e requisitos diferentes, e por isso é importante saber como cada uma delas funciona para saber qual se encaixa melhor na sua situação.

Os tipos de aposentadoria que estão disponíveis depois da Reforma da Previdência são as que envolvem o tempo de contribuição, a contribuição por pontos, a aposentadoria especial, a de idade, o direito adquirido e a por tempo de contribuição por alguma atividade especial. Cada uma delas possuem benefícios diferentes ao aposentado, assim como também requer alguns requisitos como o tempo de contribuição por exemplo e a idade mínima.

Tipos de aposentadoria com seus prós e contras

O INSS oferece aos segurados vários tipos de benefícios, desde licenças e afastamentos até a aposentadoria quando o trabalhador não precisa mais trabalhar. Depois da Reforma, muitas regras se alteraram e agora o trabalhador precisa se atentar para que não tenha problemas de perder parte do valor quando decidir se aposentar.

Para isso, entender quais os tipos de aposentadoria e como elas podem ter seus prós e contras para cada um é fundamental. Por exemplo, sabemos que atualmente a regra exige uma idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres. Enquanto isso, o tempo de contribuição precisa ser de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Essa as regras básicas para a tradicional aposentadoria que não exige qualquer tipo de cálculo extra.

- Continua Depois da Publicidade -

Porém, para outros casos que alterem ou o tempo de contribuição ou a idade mínima, é preciso fazer os cálculos para saber se vale realmente a pena seguir com o pedido. Em alguns casos, o segura pode chegar a perder metade do valor da aposentadoria o que não vale a pena.

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui