História: confira dicas para começar a carreira como professor

O OTrabalhador separou algumas dicas para aqueles que desejam atuar na área de história, seja como licenciado ou bacharel. No Brasil, é um ramo bastante desvalorizado, principalmente pelo governo Bolsonaro que prefere incentivar aos cursos mais caros como medicina e engenharia. 

Para quem deseja começar a trabalhar na área de história, pode atuar dentro de:

  • Instituições de ensino fundamental, médio, superior e até mesmo para grupos de estudos para vestibular;
  • Museus, pesquisas em universidades, análise de documentos e outros.

Continue a leitura para saber o que preparamos para te auxiliar adar um start na carreira.

Nota do MEC

- Continua Depois da Publicidade -

O primeiro passo é escolher uma graduação que deseja ingressar. Ela pode ser tanto presencial quanto EAD. Para isso, é necessário que você considere a nota do MEC que foi dada para a instituição. Aquelas que contam com a nota 4 a 5 são consideradas boas e ótimas. Já para as instituições com os valores mais baixos, não é o mais indicado.

Existem grandes universidades com boa qualificação no curso, como a UFSC e até mesmo a USP (que permite o aluno se formar licenciado e bacharel).

Problematizando a história

Já era o tempo que a história exigia alta capacidade de memória para decorar datas e “fatos”. Agora, é necessário problematizar as formas e tudo o que está acontecendo ou aconteceu. Nem sempre o que ouvimos na universidade ou na escola é verdade e possa haver contestações.

Um exemplo é sobre Nero ter colocado fogo em Roma: muitos historiadores negam que isso tenha acontecido, mas aprendemos na escola que o imperador odiava cristãos e incendiou o local. Traga os mais variados pontos de vista para os seus alunos.

- Continua Depois da Publicidade -

Outro exemplo de problematização é sobre o ensino do Egito Antigo no Brasil visto que existem muitas divergências sobre ele e a forma como o assunto é abordado.

VEJA TAMBÉM: Historiador: você conhece a lei que regulamenta sua profissão?

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui