Pronatec: o que é e como funciona?

Iniciado em 2011 pelo MEC (Ministério da Educação), o Pronatec é mais uma ferramenta para acesso a educação para os estudantes e também trabalhadores brasileiros que desejam alcançar boas oportunidades profissionais.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem como objetivo principal trazer mais democracia no ingresso de jovens e também adultos de baixa renda, expandindo a educação para mais pessoas. No caso no Pronatec, esse acesso é voltado para educação técnica, com ofertas de cursos voltados para educação profissional e tecnológica, tudo de maneira gratuita.

Os cursos do Pronatec

Os cursos técnicos e também os profissionalizantes que são ofertados pelo programa, possuem uma grande gama e capacidade de empregabilidade. Isso faz com que o Pronatec se torne ainda mais visado para aqueles que desejam partir rapidamente para o mercado de trabalho, ao invés de seguir uma vida acadêmica mais longa.

Mas os pontos positivos dos cursos do Pronatec vão além, pois eles também possuem ofertas diferentes, podendo ser feito de forma presencial e também em EaD (Ensino à Distância), ampliando mais ainda a gama de possibilidades e acessibilidade.

Pronatec

Outros pontos importantes do pronatec

O programa é voltado para que os estudantes que cursaram inteiramente o ensino médio completo em escola da rede pública, possam ter uma outra porta de entrada de qualidade no sistema educacional, que não sejam as universidades.

Além disso, a oferta deste tipo de programa para trabalhadores abre as portas para que esses possam crescer em sua carreira e buscar uma melhoria de salário e por consequência, de vida.

Os cursos estão todos vinculados ao MEC, garantindo uma capacitação e garantindo as oportunidades de trabalho sobre supervisão de uma entidade do Governo Federal. Esse tipo de programa, é o ideal para promover uma maior igualdade social, e dando espaço para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho o quanto antes.

Gustavo Pennahttps://otrabalhador.com/
Sou Gustavo Penna, tenho 21 anos e sou redator criativo, Copywriter e estudante da UFRJ.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui