Quais estados liberam a CNH gratuita para baixa renda em 2022?

A CNH Social é fornecida por alguns estados brasileiros para os cidadãos que possuem baixa renda e não conseguem pagar a carteira de motorista. O benefício foi criado durante o ano de 2011, mas somente alguns anos depois foi tendo mais adeptos. A iniciativa inicial foi do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

  • Quais são os estados que possibilitam a solicitação da CNH Social?
  • Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Roraima.

Quais são as regras para participar da CNH Social?

  • Cidadãos brasileiros que estão vivendo com dois salários mínimos ou menos, valor este que é equivalente a R$ 2200. 
  • Indivíduos que estão sem receber emprego há mais de doze meses. Neste caso, o emprego é reconhecido com vínculo formal e assinatura na carteira de trabalho. Por isso, quem é autônomo pode receber.
  • Estudantes que estudam em escola pública e estão no terceiro ano do ensino médio – sendo necessário ter mais de 18 anos de idade. 
  • Deficientes ou beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
  • Agricultores e que recebem outros benefícios relacionados à plantação e incentivo à colheita no Brasil. 
  • Beneficiários do atual Auxílio Brasil que está pagando um reajuste  médio de R$ 400, mais que o dobro que era pago pelo Bolsa Família durante o ano de 2021. 
  • Cidadãos que possuem carteira mas que desejam mudar de categoria. Neste caso, é necessário que não tenha nenhum tipo de infração de trânsito. 

Quais são os documentos necessários para solicitar a carteira de motorista? 

Existem alguns documentos que são exigidos para quem deseja fazer a solicitação da CNH Social, são eles: RG, CPF, carteira de trabalho de todos que estão compondo o núcleo familiar para comprovar que estão desempregados, comprovante de residência e histórico escolar para os estudantes que ainda estão no ensino médio mas que já possuem mais de 18 anos de idade.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui