Quais os tipos de aviso prévio que existem?

O aviso prévio faz parte de uma das etapas da demissão do funcionário. Geralmente o empregador é quem decide se o trabalhador vai cumprir esse aviso em casa ou trabalhando normalmente. Essa decisão também pode ser tomada em conjunto, o que varia de caso para caso e da empresa.

Ao finalizar um contrato de trabalho, é feito um acordo entre empregador e empregado, para verificar quais as penalidades que serão cumpridas. O aviso prévio não deve ser um problema para nenhum dos dois lados e por isso, acordos e negociações podem ser feitos e existem tipos diferentes que podem ser escolhidos nesse momento.

Tipos de aviso prévio

Existem três tipos de aviso que podem ser oferecidos pela empresa, são eles:

1.      Aviso prévio trabalhado

Nesse tipo de aviso, o trabalhador continua trabalhando enquanto durar o período do contrato para poder fazer a rescisão contratual. Durante esse período, continua recebendo o salário normalmente e também pode sair mais cedo do trabalho 2 horas caso desejar. Além disso, o funcionário também tem direito de folgar por 7 dias quando quiser.

2.      Aviso prévio cumprido em casa

- Continua Depois da Publicidade -

Ideal para quem pode trabalhar em casa em home office. Ao assinar o contrato ou negociar para cumprir o aviso trabalhando em casa, o funcionário continuará trabalhando por mais 30 dias, porém, de casa sem ter que ir até a empresa.

3.      Indenizado

O aviso prévio indenizado acontece quando a empresa dispensa o funcionário da obrigação de trabalhar, nesse caso, ela precisa pagar por esse tempo de forma indenizatória. Em outras palavras o colaborador recebe o salário normal como se estivesse indo trabalhar, mas sem fazer nada. Essa concessão não é decidida por acordo, mas sim pela empresa que verifica as possibilidades de manter um funcionário demitido atuando em determinados cargos. Com isso, é válido ressaltar que a empresa pode descontar as horas de indenização.

Leia também: Aprenda a aumentar a produtividade trabalhando em Home Office

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui