Quanto tempo dura o curso de estofador de móveis?

 Quem está pensando em ingressar no mercado de tapeçaria deve entender quanto tempo dura o curso de estofador de móveis, pois, essa área mais específica é voltada para o aperfeiçoamento de mobílias e está em alta nos dias atuais, visto que as pessoas estão com o poder aquisitivo cada vez menor e, por isso, contratam esses profissionais para reformular os móveis de suas casas com novos estofamentos.

A renovação de móveis é uma tendência atualmente, visto que muitas pessoas abastadas já estão cansadas da mesma mobília todos os anos e, por isso, precisam de estofadores que mudam a cara da casa com novos modelos personalizados.

Então, conhecer mais sobre quanto tempo dura o curso de estofador de móveis é importante, já que muitos que atuam no mercado de tapeçaria, ficam estagnados na questão de adquirir conhecimentos através dos estudos em instituições renomadas como o SENAI, por exemplo, que oferece cursos nessa área.

Portanto, neste artigo vamos entender mais sobre essa profissão, as ferramentas utilizadas em cursos preparatórios, as suas funções e onde encontrar um curso eficaz para formar um bom profissional diferenciado. Acompanhe.

O que faz um estofador de móveis?

Quem se pergunta quanto tempo dura o curso de estofador de móveis, deve entender primeiro o que esse profissional faz, afinal, mais importante do que saber o tempo de formação, é conhecer o dia a dia do especialista em remodelação de móveis.

Afinal, a principal prática desse especialista diz respeito à fabricação de móveis, seja trabalhando para empresas renomadas como a Elyte Sofás, por exemplo, seja para trabalhar de modo autônomo, prestando serviços diretamente para uma clientela.

O seu foco é remodelar a mobília, trazendo uma cara nova para o ambiente através da imagem e do conforto oferecido por estofamentos novos, sejam poltrona, sofás, espreguiçadeiras, cabeceiras, entre outros itens que podem ser melhorados com a instalação de estofamento novo.

Esses especialistas podem atuar na instalação de almofadas e de espumas que podem ser colocadas em portas de carros, paredes de barcos e até mesmo em salas de isolamento acústico.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que esse especialista aprenda a usar uma série de ferramentas que são indispensáveis nesse ramo de tapeçaria. Vejamos abaixo a lista de objetos usados por esses profissionais no dia a dia de trabalho.

Ferramentas usadas por esses profissionais

Mais importante do que saber quanto tempo dura o curso de estofador de móveis, é entender mais sobre as ferramentas utilizadas por esses especialistas, afinal, pode durar o tempo que for o curso que, se os estudantes não aprendem a lidar com os materiais necessários para montar um móvel, dificilmente terão sucesso nessa área.

Um estofador de móveis deve ter sempre em sua caixa de ferramentas, os seguintes itens:

  • Martelos emborrachados;
  • Grampeadores;
  • Alicates de ponta;
  • Serras de mão;
  • Pinças;
  • Fita métrica; 
  • Tesouras;
  • Agulhas de costura curva;
  • Chave Philips ou de fenda.

E, além de saber quanto tempo dura o curso de estofador de móveis e quais as ferramentas que são utilizadas, esses profissionais devem entender quais as funções que eles devem exercer com cada uma delas, pois, existem diferentes tipos de materiais como tecidos, espumas e tudo isso precisa ser medido, cortado, entre outras práticas do cotidiano.

Funções de um estofador de móveis

Conforme a pessoa vai avançando e vai sabendo quanto tempo dura o curso de estofador de móveis, mais ela vai lidando com o dia a dia da profissão e, por isso, vai aprendendo a exercer funções importantes do cotidiano.

Abaixo, separamos as principais funções desses profissionais:

  • Execução de estofar pele ou tecido em móveis;
  • Colocação de forros;
  • Confecção de almofadas;
  • Reparação de estofados;
  • Corte de tecidos;
  • Realização de fabricação de modelos;
  • Acabamento de estofados.

Então, quanto tempo dura o curso de estofador de móveis?

Agora que já entendemos como funciona o curso, qual a profissão desses especialistas, devemos entender quanto tempo dura o curso de estofador de móveis, afinal, esse é o principal assunto deste artigo.

A formação desse profissional é promovida por instituições como o CFPIMM (Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário) de Portugal, por exemplo, então, as pessoas que pensam em atuar nessa área podem até contar com um currículo internacional de formação.

Mas, além de encontrar esse curso que é oferecido no exterior, podemos encontrar no Brasil também a especialização para essa área, através do SENAI, cujo curso leva o nome de Qualificação Profissional de Estofador de Móveis e, como sabemos, essa instituição é renomada em solo brasileiro e abre muitas oportunidades para quem pensa em atuar no mercado de trabalho de empreendedorismo.

Por fim, para entender quanto tempo dura o curso de estofador de móveis, devemos procurar os sites dessas duas instituições para entender melhor a grade curricular de cada uma delas para, assim, poder saber se o curso levará 6 meses ou até 2 anos para formar um profissional pronto para o mercado de tapeçaria.

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui