Reserva de emergência: Como criar uma recebendo pouco?

A reserva de emergência é uma estratégia recomendada para todo e qualquer cidadão; do operário ao empresário bem sucedido, passando pelos trabalhadores dos segmento das artes, saúde, tecnologia, ou qualquer outro profissional que deseje evitar sustos em situações imprevistas.

Em síntese, trata-se de um investimento que seja capaz de cobrir despesas que geralmente surgem de surpresa, e ainda por cima bem maiores do que as despesas básicas do dia a dia.

Alguns exemplos disso são o televisor que queima, o carro amassado, a geladeira que não tem mais conserto, uma doença grave inesperada, falecimento, entre outras situações que somente o dinheiro poderá solucionar a contento.

Mas então como um assalariado pode construir uma reserva de emergência?

1. Utilize uma planilha financeira

A dica nº1 para quem deseja construir esse fundo de emergência é desenvolver o hábito de anotar e detalhar, por escrito, todas as suas despesas e receitas mensais. Dessa forma, você saberá, com exatidão, onde estão os supérfluos que poderão ser cortados para a construção dessa sua reserva.

2. Defina o valor a ser reservado todo mês

- Continua Depois da Publicidade -

Essa é uma estratégia das mais simples. Você só precisará definir, após planilhar todas a suas receitas e despesas, um valor mínimo para essa reserva.

Tal valor poderá ser mínimo; apenas o suficiente para que você possa poupar sem o risco de a todo o momento ter que lançar mão do dinheiro.

3. Escolha o melhor investimento para a construção da sua reserva de emergência

Os melhores investimentos para a construção de um fundo de emergência são o Tesouro Direto, Renda Fixa, CDB, LCI, LCA e fundos DI. Isso porque eles são os que geralmente oferecem alta liquidez atrelada a altos rendimentos e à possibilidade de um resgate antecipado.

4. Analise constantemente a sua reserva de emergência

Aqui estamos falando de aderir ao hábito de, semestralmente, avaliar se o montante disponibilizado por mês é suficiente, ou se, quem sabe, já não pode começar a investir um pouco mais.

- Continua Depois da Publicidade -

Se você recebeu um aumento de salário, foi promovido na empresa, ou de alguma maneira aumentou a sua renda, avalie a possibilidade de utilizar esses ganhos a mais para turbinar a sua reserva mensal.

Leia mais:

Senado aprova isenção de Imposto de renda na venda de imóveis

Como realizar o pagamento do IPVA passo a passo?

- Continua Depois da Publicidade -

Trabalhadores terão dois saques do PIS/Pasep

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Vivaldo Pereirahttps://otrabalhador.com/
Poeta e ensaísta, um autodidata, com 3 livros publicados, participação em uma antologia poética, certificação em produção de conteúdo para web e copywriting pela plataforma Rock Content, além de muito amor e respeito pela arte de escrever

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui