Restituição do imposto de renda: quem tem direito em 2022?

A restituição do imposto de renda é paga a todos os cidadãos brasileiros que contam com CPF (Cadastro de Pessoa Física) e tenham declarado o IRPF mas que não tivessem dentro da lista de obrigações. Deste modo, apenas alguns grupos possuem direito à devolução do valor – que é reajustado com juros dependendo do mês em que houver o reembolso. Neste caso, terão direito  preferencial os idosos que tenham mais de 80 anos e depois começam a receber os grupos de pessoas com 60 até 79 anos. 

Por fim, são beneficiados os cidadãos que possuem algum tipo de doença mental ou física que seja grave, como a cegueira – existe uma lista que pode ser encontrada no portal da Receita com todas as doenças que garantem a isenção. Os contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério também podem solicitar o dinheiro de volta. 

Geralmente, a restituição do imposto de renda começa um mês após o prazo final para a declaração do IRPF e dura na faixa de 5 meses, os pagamentos são fornecidos somente nos últimos dias de cada um dos meses. 

Como fazer a consulta de restituição do imposto de renda?

A consulta de restituição do imposto de renda pode ser feita de forma simples através do portal da Receita Federal ao clicar aqui. Basta que o cidadão informe dados como o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de aniversário. Depois, clique em “consultar” e, se houver algum saldo na plataforma, basta solicitar para que seja enviado a uma conta bancária que esteja no nome do cidadão. Ao acessar, também é importante comprovar que não é um robô ao preencher uma aba com os números que estão aparecendo na tela. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui