Saiba como é feito o cálculo da multa do FGTS após demissão

A multa do FGTS normalmente é calculada após o funcionário ser demitido. Por isso, é importante saber como fazer o cálculo e decidir sobre o saque aniversário ou esperar mais tempo, até que o benefício complete 25 meses, para então ter direito ao saque de rescisão.

Este segundo, o saque de rescisão, permite que o trabalhador que foi demitido sem justa causa, consiga sacar o seu fundo de garantia em sua totalidade. Isso significa que quem é demitido por justa causa, não tem direito ao fundo de garantia, no saque de rescisão. Além disso, existe um período de carência, o saque de aniversário, que embora não possa sacar o total do fundo o trabalhador tem direito a multa do FGTS que é rescisória, com o valor de 40% de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Como é calculada a multa do FGTS?

A multa do FGTS é calculada de acordo com o tempo de contrato do trabalhador, e de acordo com o valor que a empresa fez o depósito na conta vinculada. Ou seja, não se trata somente do saldo que estiver disponível no ato da demissão, o fundo, mesmo que esteja sem nada, zerado, possui uma multa rescisória, que deve ser calculada levando em consideração todos os depósitos que foram realizados pela empresa, durante o contrato ativo.

Leia mais: Saldo do FGTS pode ser usado na compra da casa própria

Como verificar o saldo?

- Continua Depois da Publicidade -

Para consultar o valor disponível de FGTS, é preciso retirar um extrato ou pelo site, no aplicativo, ou em uma agência bancária da Caixa. Para isso é preciso ter em mãos os documentos pessoais, e o número de Identificação do Trabalhador (NIT) ou PIS/Pasep. Esses dois números são encontrados ou no cartão cidadão, na carteira de trabalho antiga ou no próprio extrato do FGTS. Para consultar basta acessar o site e preencher o cadastro e lá será possível verificar todos os valores, incluindo a multa do FGTS que estarão disponíveis.

 
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui