Seguro-desemprego: como solicitar em 2021?

O Seguro-desemprego é um direito de todo o trabalhador formal que é demitido por justa causa ou obteve sua rescisão devido a alguma falta do seu empregador.

Trabalhadores domésticos, profissionais do segmento de pesca (em período de defeso), aqueles que foram liberados das suas funções para a prática de cursos de qualificação, entre outros profissionais semelhantes, também têm direito ao benefício, que pode ser liberado em 3, 4 ou 5 parcelas, com valores entre 1 salário mínimo e até R$ 1.735,29.

Para solicitar o benefício, basta dirigir-se à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da sua cidade, aos Sistemas Nacionais de Emprego (SINEs), Secretarias Especiais da Previdência e Trabalho (SEPT), ao portal www.gov.br, além de aplicativos, Carteira de Trabalho Digital ou aos demais postos de atendimento devidamente autorizados pelo Ministério da Economia.

E qual o passo a passo para solicitar o Seguro-desemprego?

Para solicitar o benefício, você deverá dirigir-se a uma dessas agências com os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento, ou;
  • Carteira de Identidade (RG) ou;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou;
  • Certidão de Casamento, ou;
  • Passaporte, ou;
  • Certificado de Reservista.
- Continua Depois da Publicidade -

Feito isso, basta calcular o quanto terá direito a título de Seguro-desemprego, que será a média dos três últimos salários que recebeu nos meses anteriores à demissão. E caso seja um pescador sob o período de defeso, empregada doméstica ou funcionário resgatado ao quadro de funcionários, o valor do seu seguro será fixado em 1 salário mínimo, de 3 a 5 parcelas, e de acordo com o seu tempo de permanência na empresa.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar atento a todos os seus direitos como trabalhador. Venha também, conhecer o nosso site oficial.

Leia mais:

Os principais erros do investidor ao declarar imposto de renda

- Continua Depois da Publicidade -

Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda?

Restituição do Imposto de Renda: Como é calculada?

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 
Vivaldo Pereirahttps://otrabalhador.com/
Poeta e ensaísta, um autodidata, com 3 livros publicados, participação em uma antologia poética, certificação em produção de conteúdo para web e copywriting pela plataforma Rock Content, além de muito amor e respeito pela arte de escrever

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui