Transição de carreira: dicas para quem quer mudar de profissão

A transição de carreira é algo mais comum do que parece, de acordo com uma pesquisa que foi publicada pelo Re:trabalho 2020, cerca de 48% de todos os brasileiros tinham interesse em mudar de cargo ou carreira. Isso acontece por uma série de motivos, sendo um deles o estresse com a rotina, mudança de gostos em relação ao tempo em que se formou e até mesmo interesse em conhecer coisas novas.  Para realizar esse procedimento, é necessário se atentar a alguns pontos para não correr o risco de se arrepender. 

1. Não acredite em tudo o que os sites dizem para você

A maioria dos sites precisam de dinheiro para que consigam se manter. E, devido a isso, é necessário vender algum produto e até mesmo uma ideia. Deste modo, é comum que criem promessas de uma vida melhor mudando de carreira, salários muito mais altos e ademais aspectos: é necessário fazer com que o leitor acredite no que está lendo. 

Neste caso, o mais indicado é conversar com pessoas que trabalham na área, desde aquelas que estão começando até aquelas que estão há mais tempo para saber como é o dia a dia, se o processo de aprendizagem é fácil e como está o mercado. Procure ideias de pessoas que não tenham interesse em vender algo. 

2. Faça cursos antes 

Antes mesmo de começar com o processo de mudança de área, é indicado que você realize algum curso para saber o básico sobre o assunto e ter certeza de que vale a pena correr o risco. Existem vários portais que oferecem cursos gratuitos e com certificado, se preferir, também pode usar o Udemy que tem alternativas desde indústrias até mesmo tecnologia. 

3. Saiba se é interesse ou medo do desemprego antes de fazer transição de carreira

Muitas pessoas mudam de profissão apenas porque sentem que a nova escolha pode ser mais promissora e que o risco de desemprego pode ser menor. E, deste modo, acabam comprometendo também a qualidade de vida. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui