Usar celular no trabalho pode dar demissão por justa causa?

Será que usar o celular no trabalho pode ocasionar na demissão por justa causa? Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre quais são os direitos e deveres do trabalhador dentro da empresa. Portanto, continue o trabalho para saber mais sobre. 

O patrão ameaçou dar justa causa, e agora? Posso perder meus direitos?

O uso do aparelho dentro do ambiente de trabalho pode ser completamente proibido pela empresa porque isso causaria a perda de foco e produtividade. Logo, se o indivíduo está indo contra as regras, poderia ser chamado para assinar uma advertência ou até mesmo, ser demitido por justa causa. Neste caso, haveria a perda de todos os seus direitos, inclusive do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e do INSS, referente ao seguro desemprego. 

O empregador também é protegido pelos artigos 2º e 444 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que garantem que o colaborador da empresa não irá criar riscos para a marca. 

Mas, e se algo urgente acontecer?

Caso o empregador proíba que os seus funcionários façam o uso do celular, é necessário que a empresa tenha um telefone fixo para que, se algo ocorra com algum parente ou conhecido do profissional, ele seja avisado e possa tomar as devidas providências. Por exemplo, notificações de idas aos hospitais, de imprevistos de últimas horas ou avisos. 

O colaborador também deve ter acesso gratuito ao telefone caso queira entrar em contato com algum familiar. 

A questão é que o telefone não é proibido. O que pode ser proibido para a empresa é em relação ao funcionário usar suas redes sociais e, assim sendo, parar de trabalhar ou perder o foco por causa disso. Portanto, o uso de Facebook e até mesmo de Instagram podem ser proibidos com risco de justa causa. 

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui