Vale a pena ir trabalhar de bicicleta: saiba o que levar em conta

De acordo com um estudo feito pela empresa Tembici, operadora do sistema de bicicletas compartilhadas, que tem o patrocínio do banco Itaú, 49% dos usuários que tiveram que sair da residência escolheram a bicicleta como meio de transporte. 

A opção pela magrela pode ser justificada por diversos motivos. O principal deles é a necessidade de fugir de aglomerações que são bastante frequentes em outras alternativas, como ônibus e metrô. 

Além da vantagem mencionada acima, é possível ainda perceber outros motivos pelos quais as pessoas têm utilizado a bicicleta como meio de transporte. Diversos ciclistas afirmam que a economia de tempo no trânsito é um ponto que não pode ser ignorado. 

Engana-se quem pensa que o carro é um veículo mais rápido. Quem mora em regiões onde o trânsito é bastante intenso, como em São Paulo, sofre com engarrafamentos constantes. Em alguns casos, o percurso de ida e volta para o trabalho pode ser completado em até uma hora e meia. 

Com o auxílio da bike, o trajeto pode ser finalizado entre meia hora a uma hora, dependendo da performance do atleta. É fundamental destacar ainda os sucessivos aumentos da gasolina. O alto preço do combustível está fazendo as pessoas largarem o automóvel e migrarem para as bikes. 

O que levar em conta antes de ir trabalhar de bicicleta? 

Apesar dos benefícios de ir com a magrela para o trabalho, é importante analisar certos itens para ter certeza que essa alternativa pode ser considerada um ótimo meio de transporte para o seu perfil. 

O primeiro passo é analisar o trajeto até o escritório. Infelizmente, nem todas as cidades ainda estão preparadas para o trânsito de bicicletas. 

Se a sua região não tem ciclovias, verifique como é o percurso. As ruas são movimentadas? Os motoristas têm comportamentos corretos no trânsito? Por meio dessas reflexões, você terá uma ideia melhor se vale a pena sair de casa de bicicleta. 

Antes de sair pedalando por aí, é fundamental analisar a qualidade das pistas. As ruas têm muitos buracos? As vias são extensas e estreitas? As ruas têm asfaltos? O percurso contém muitas ladeiras?  

Inicialmente, essa investigação pode ser um pouco cansativa, mas ela é muito importante para garantir uma boa performance durante o trajeto. 

Período necessário para finalizar o trajeto

Não adianta nada escolher a bicicleta como meio de transporte se você não consegue chegar ao escritório no início do expediente. 

Para evitar futuros problemas, faça testes. Treine o percurso de casa até a empresa em um final de semana. Assim, você descobrirá em quanto tempo será necessário concluir o percurso. Com esse conhecimento, será mais fácil planejar os próximos dias. 

Estrutura da empresa

Outra dica interessante é analisar se a empresa oferece uma boa estrutura para o colaborador. Em outras palavras, o espaço contém um chuveiro? 

Se a resposta for positiva, vale a pena ir trabalhar de bicicleta. Iniciar o expediente cansado e com suor excessivo pode trazer problemas para a sua performance no trabalho e incomodar as outras pessoas que estão à sua volta. 

Se a resposta for negativa, procure encontrar um colaborador que more próximo ao escritório. Dessa forma, você pode tomar banho na casa do colega de trabalho, caso ele permita. 

Para ir ao trabalho com segurança, continue acompanhando informações sobre o mercado de bike. O setor sempre apresenta novidades interessantes que melhoram a performance do atleta. Dê preferência para páginas que são referências no assunto, como blog sobre bikes

Após descobrir se vale a pena ir trabalhar de bicicleta, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para manter uma relação saudável com a bike. 

Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui