Velocidade de internet: como fazer se a empresa entregar menos que o previsto?

O teste de velocidade de internet geralmente é usado quando a velocidade de navegação está abaixo do desejado. Geralmente, é comum encontrar perdas de velocidade neste tempo, no entanto, existe também um limite pré determinado pela Anatel do quanto essa perda pode chegar: atualmente, está na faixa de ao menos 75% do que é pago. Ou seja. 75 MB a cada 100 MB que chegar na sua residência. Caso chegue menos que essa porcentagem, faz parte do direito do consumidor em cancelar o contrato sem ser obrigado a realizar o pagamento de multas. Neste artigo, trouxemos alguns sites que permitem você fazer o teste de velocidade de internet. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. Iremos trazer i=um guia completo para te ajudar.

Como saber se minha internet está chegando corretamente?

Como foi dito anteriormente, é necessário que a empresa responsável pela internet entregue ao menos 75% do que é pago. Isso ocorre porque o valor contratado não é o mínimo que vai chegar e, sim, o máximo. É direito do consumidor realizar o cancelamento caso a plataforma não esteja enviando o que está sendo determinado no contrato. No entanto, se estiver realizando o envio corretamente e você quer apenas cancelar, há o pagamento de multas. Para saber se está recebendo a quantia correta, é necessário fazer um cálculo básico de porcentagem tendo em vista o valor dito anteriormente de 75%:
  • Supondo que tenha um contrato de mil megas. A empresa está enviando na faixa de 800 MB. Dessa forma, quer saber se a empresa está enviando ou não.
  • Para fazer o cálculo, é necessário dividir o valor de MB pago e dividir por cem: 1000 / 100 –> 10
  • Agora, multiplique o resultado inicial por 75%: 75 X 10 –> 750
  • Logo, a empresa está enviando mais que o mínimo que, perante a lei, teria que enviar aos clientes. Logo, o cancelamento teria que ser realizado com a quebra do contrato e pagamento de multas.
  • Se a empresa estivesse enviando menos que isso (750 MB), poderia haver a quebra de contrato gratuitamente.
Abaixo, separamos uma breve análise dos melhores sites para que você faça o teste de velocidade de internet.

Speed Test

O Speed Test surgiu no ano de 2006 tendo uma sede nos Estados Unidos, país localizado no norte da América. Em suma, os desenvolvedores fazia parte de uma operadora e pensavam em uma forma de garantir que a quantia paga estava chegando aos clientes. Essa é uma das plataformas mais completas que encontramos para quem deseja fazer uma análise aprofundada. Ao clicar em “GO” na página oficial, você pode ter acesso ao seu IP, a velocidade de UPLOAD e também de Download. O site é em inglês. No entanto, não conta com muitos aspectos que fazem diferença visto que todos os termos de medição de internet que temos no Brasil também estão em outras línguas. Outro ponto que faz com que a plataforma tenha mais destaque é que mostram a velocidade de IP e até mesmo os problemas de rede que o seu sistema está enfrentando, como é o caso de possíveis ataques.

Minha Conexão

Outro site para fazer o teste de velocidade de internet é o Minha Conexão, que é tão completo quanto a primeira versão citada anteriormente. O portal Minha Conexão vende serviços de internet para todo o Brasil e também oferece a plataforma gratuitamente. No site, é possível ter acesso a informações como a velocidade do IP e também o seu número. Depois disso, basta que você faça o cálculo de porcentagem que foi ensinado anteriormente para saber se está recebendo o que paga.  
Daiane Souzahttps://otrabalhador.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui