13º antecipado do INSS já foi depositado; confira a sua data de pagamento

Governo federal já determinou a antecipação do 13º do INSS em 2025, mas o fato é que alguns segurados ainda não receberam o saldo na conta
- Anúncio -

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode comemorar. Isso porque o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário já começou.

Desde a última quinta-feira (24), cerca de 34,2 milhões de brasileiros começaram a receber o dinheiro extra na conta. A medida, que deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia, segue até o dia 8 de maio para a primeira rodada de pagamentos.

A iniciativa foi autorizada pelo governo a pedido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e faz parte de uma estratégia que já virou prática desde 2020.

Como funciona o calendário do 13º do INSS

O cronograma segue o mesmo rito das aposentadorias e pensões mensais, e é dividido de acordo com o valor do benefício e o número final do cartão (sem considerar o dígito verificador).

Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos do 13º salário para as pessoas que recebem apenas o piso previdenciário nacional, ou seja, o salário mínimo de R$ 1.518:

Final do cartão 1ª Parcela 2ª Parcela
1 24 de abril 26 de maio
2 25 de abril 27 de maio
3 28 de abril 28 de maio
4 29 de abril 29 de maio
5 30 de abril 30 de maio
6 2 de maio 2 de junho
7 5 de maio 3 de junho
8 6 de maio 4 de junho
9 7 de maio 5 de junho
0 8 de maio 6 de junho

Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do 13º salário antecipado do INSS voltado para as pessoas que recebem qualquer valor acima do salário mínimo:

Final do cartão 1ª Parcela 2ª Parcela
1 e 6 2 de maio 2 de junho
2 e 7 5 de maio 3 de junho
3 e 8 6 de maio 4 de junho
4 e 9 7 de maio 5 de junho
5 e 0 8 de maio 6 de junho

Quem pode receber o 13º

É importante destacar que o 13º salário do INSS é voltado para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, menos dois grupos específicos. São eles: 

  • Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Pessoas com Renda Mensal Vitalícia

Esses grupos não recebem o 13º do INSS porque se considera que eles não se enquadram nos critérios legais de gratificação natalina.

Consultando o 13º do INSS

Mesmo que o seu grupo ainda não tenha recebido o valor da primeira parcela do 13º salário do INSS, já é possível consultar os seus valores. Essa consulta pode ser importante até mesmo para que você consiga se programar financeiramente da melhor maneira possível: 

Existem duas formas principais de realizar essa consulta: 

Pelo site ou aplicativo Meu INSS:

  1. Faça login com seu CPF e senha
  2. Acesse “Extrato de Contribuição”
  3. Clique em “Baixar PDF”

Pelo telefone:
Ligue para a Central 135, informe seu CPF e responda às perguntas de segurança. O atendimento vai de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis