13º do INSS: Segunda parcela será depositada na próxima semana
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já anunciou o calendário completo de liberações da segunda parcela do 13º. Confira todas as datasFalta cada vez menos para o início dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as informações oficiais, os repasses serão feitos já a partir da próxima segunda-feira (26) para uma parte dos cidadãos.
Este ano, o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS. Mas a antecipação em questão está ocorrendo em duas etapas. A primeira rodada foi liberada entre o final do mês de maio e o início do mês de junho. Já a segunda será liberada entre o final de junho e o início de julho.
Os calendários
Assim como ocorreu na primeira parcela, a segunda rodada de pagamentos vai alternar entre dois calendários. O primeiro é válido apenas para as pessoas que recebem do INSS o equivalente a um salário mínimo, ou seja, R$1.320. O segundo é voltado para todas as pessoas que recebem mais do que este valor.
Calendário para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.320).
- Final do Benefício 1: 26 de junho;
- Final do Benefício 2: 27 de junho;
- Final do Benefício 3: 28 de junho;
- Final do Benefício 4: 29 de junho;
- Final do Benefício 5: 30 de junho;
- Final do Benefício 6: 03 de julho;
- Final do Benefício 7: 04 de julho;
- Final do Benefício 8: 05 de julho;
- Final do Benefício 9: 06 de julho;
- Final do Benefício 10: 07 de julho.
Calendário para quem recebe qualquer valor acima de um salário mínimo.
- Final do Benefício 1 e 6: 03 de julho;
- Final do Benefício 2 e 7: 04 de julho;
- Final do Benefício 3 e 8: 05 de julho;
- Final do Benefício 4 e 9: 06 de julho;
- Final do Benefício 5 e 0: 07 de julho.
Quem pode receber
Nem todas as pessoas que recebem benefícios previdenciários do INSS podem receber o 13º. Segundo informações da autarquia, os pagamentos são feitos para os seguintes grupos.
- aposentados;
- pensionistas por morte;
- usuários que receberam auxílio por incapacidade temporária em 2023;
- usuários que receberam auxílio-acidente em 2023;
- usuários que receberam o auxílio-reclusão em 2023.
Pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não recebem o 13º da autarquia. Hoje, o entendimento é o de que este público não tem direito, embora existam leis que pretendem alterar esta regra.
Valores do 13º do INSS
Na segunda rodada de pagamentos do 13º do INSS, a autarquia libera o equivalente a 50% do benefício do cidadão. Contudo, é importante lembrar que desta vez os repasses terão o impacto dos abatimentos do Imposto de Renda.
Assim, as pessoas que não são isentas da cobrança, deverão receber um pouco menos nesta segunda parcela, em comparação com a primeira.