13º do INSS vai ser antecipado? Secretário do Tesouro dá a resposta
Existe muita expectativa em torno dos pagamentos antecipados do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja detalhesO 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode chegar mais cedo em 2025, e a expectativa está gerando bastante curiosidade entre os beneficiários.
Pela primeira vez, um membro do próprio governo federal falou sobre o tema. E o fato é que a notícia vem gerando repercussão entre os segurados da autarquia.
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, a equipe econômica está considerando antecipar o pagamento dessa gratificação, embora ainda precise definir os detalhes.
O que se sabe até agora sobre o 13º salário
Mas afinal de contas, o que se sabe sobre essa possibilidade de antecipação do 13º salário para os segurados do INSS neste momento.
- Data de pagamento
A principal dúvida é sobre os meses exatos. Os pagamentos podem ocorrer em maio e junho, como no ano passado, ou em abril e maio, como foi feito em 2023. A decisão final deve ser tomada nos próximos dias.
- Necessidade de um decreto
Caso a antecipação seja confirmada, o governo precisará emitir um decreto presidencial para oficializar a medida.
Quem terá direito?
O benefício será destinado a quem, em 2025, receber auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.
Os números do 13º salário do INSS
Dados oficiais indicam que em fevereiro de 2025, o INSS pagou mais de R$ 82 bilhões para mais de 40 milhões de beneficiários.
Desse total, 70% (aproximadamente 28,5 milhões) receberam um salário-mínimo, enquanto outros 12,2 milhões ganharam valores acima desse patamar, com 10,6 mil recebendo o teto da Previdência.
Embora o governo ainda não tenha divulgado o número exato de pessoas que serão beneficiadas com a antecipação do 13º, a medida já está no radar e pode aliviar o bolso de milhões de brasileiros.
Como se sabe, boa parte dos segurados do INSS são pessoas mais idosas, que precisam do dinheiro para pagar contas, comprar remédios, realizar exames e até mesmo pagar consultas médicas, por exemplo.
Além disso, existem casos de aposentados que precisam do dinheiro para garantir aquela viagem dos sonhos, ou mesmo para comprar presentes para filhos e netos, por exemplo.
O pagamento do 13º salário do INSS
O 13º salário é um benefício extra pago a trabalhadores formais, além de aposentados e pensionistas do INSS. Em regra geral, os empregadores podem decidir se devem pagar o saldo em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes.
Em regra geral, a primeira parcela precisa ser paga até o dia 30 de novembro, e a segunda precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro, segundo as informações oficiais.