13º salário já tem datas para ser pago em 2024; veja o que se sabe

Pagamentos do 13º salário são naturalmente muito esperados por trabalhadores de todo o Brasil. Veja o que sabe sobre o calendário de repasses

Receber o 13º salário certamente é um dos momentos mais esperados pela grande maioria dos trabalhadores brasileiros. Afinal de contas, esse saldo extra pode ajudar a pagar aquela conta, a fazer aquela viagem ou mesmo a comprar aquele presente para as pessoas que você gosta.

Mas afinal de contas, falta muito para receber esse adicional em sua conta? Como se sabe, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece uma série de prazos para que os empregadores paguem o 13º salário aos seus trabalhadores. Entender quais são essas datas é muito importante.

Afinal de contas, ao saber qual é o prazo de pagamento do 13º salário, o trabalhador pode se programar para receber esse dinheiro e construir o seu orçamento da maneira mais saudável possível. Além disso, ele também poderá cobrar o seu empregador caso ele não repasse o dinheiro dentro da data exigida.

As datas do 13º salário

Mas quais são os prazos de pagamento do 13º salário para esse ano de 2024? Antes de mais nada, é importante lembrar que se você já recebeu as duas parcelas, não deverá receber mais nenhum tipo de adicional nesse ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Caso você não tenha recebido ainda, não há com que se preocupar nesse momento. Vale frisar que os empregadores ainda estão dentro do prazo para os repasses do 13º salário desse ano de 2024.

Caso seu empregador opte por pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou seja, em uma única parcela, ele poderá fazer isso até o dia 20 de dezembro. Assim, você vai receber o dinheiro antes das festas de ano de final de ano.

Caso seu empregador opte por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira vai precisar ser repassada até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Nesse caso, você também deverá receber o saldo antes das festas de final de ano.

E se ele não pagar

Se o seu empregador não respeitar essas datas, o primeiro passo é entrar em contato com o setor financeiro do seu trabalho para entender o que aconteceu. Caso você não goste da resposta, poderá entrar na justiça do trabalho para reaver a quantia. 

Vale frisar que mesmo as empresas que se encontram com problemas econômicos têm a obrigação de pagar esse saldo extra ao trabalhador. 

Caso você não seja o único empregado a não receber o 13º salário, o grupo de vítimas pode entrar com uma ação no Ministério Público do Trabalho (MPT) para que o órgão tome providências contra a empresa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis