13º salário: que vai poder receber saldo neste mês?
Parte dos trabalhadores brasileiros poderão receber a primeira parcela do 13º salário neste mês de novembro. Confira os detalhes e as regrasParte dos trabalhadores brasileiros poderão receber a primeira parcela do 13º salário já neste mês de novembro. De acordo com as regras trabalhistas brasileiras, ao menos a primeira parte do dinheiro precisa estar na conta dos trabalhadores até o próximo dia 30 deste mês.
Mas afinal de contas, quem é que poder receber o saldo do 13º salário já em novembro? Tomando como base as regras trabalhistas brasileiras, é possível dizer que o pagamento é destinado aos trabalhadores formais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Empregados domésticos, por exemplo, também podem receber o saldo pago pelos seus patrões no final do ano.
Outra categoria que também pode receber o bônus é a dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, nos últimos anos, o Governo Federal está optando por antecipar os repasses para estas pessoas. Em 2022, por exemplo, eles receberam o montante em duas parcelas pagas entre os meses de abril e junho.
De toda forma, a autarquia explica que os novos segurados, ou seja, aqueles que entraram no benefício depois deste pagamento adicional, também poderão receber o benefício de final de ano. Neste caso, o valor do 13º salário será proporcional ao número de meses em que ele recebeu o saldo este ano.
Como saber o valor do 13º salário
Para saber quanto você vai receber de 13º salário, é necessário realizar uma pequena equação. Basta pegar o valor bruto mensal do seu salário na empresa e dividir pela quantidade de meses do ano, 12. Logo depois, é necessário pegar o resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou neste ano corrente.
No caso dos aposentados, a conta é basicamente a mesma. O cidadão que entrou no benefício no segundo semestre deste ano, precisa considerar a quantidade de meses em que ele recebeu o benefício para saber quanto vai ganhar no final do ano.
Datas
Em tese, as datas do recebimento do 13º salário varia de acordo com a sua empresa. A única regra geral é que eles têm a opção de pagar o benefício todo de uma só vez, ou podem ainda dividir a quantia em duas parcelas.
Caso a sua empresa opte por dividir o saldo, a primeira parcela precisa estar na conta do trabalhador até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro, ou seja, antes das festas de final de ano.
O trabalhador precisa entrar em contato com o seu empregador para saber quando vai receber o saldo. Em caso de não recebimento, o indivíduo pode entrar com uma reclamação no Ministério Público do Trabalho (MPT).