13º salário: quem pode receber e quando pagamento será feito?

Final do ano está se aproximando e milhões de trabalhadores querem saber se poderão receber o saldo do 13º salário neste ano de 2023

Criado pela Lei 4.090, de 1962, o 13º salário é um dos benefícios mais esperados pelos brasileiros. Apenas os trabalhadores que possuem carteira assinada dentro da lógica da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é que podem receber o saldo em suas contas.

Data do 13º salário

De acordo com as regras gerais, o empregador tem o direito de decidir quando o 13º salário vai ser pago oficialmente. Contudo, este pagamento do adicional precisa respeitar as datas limite que são estipuladas pelo governo federal. 

Para o ano de 2023, os pagamentos da primeira parcela do bônus devem ser feitos entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro. Já os repasses da segunda parcela só podem ser feitos até o dia 20 de dezembro, ou seja, até cinco dias antes do natal.

Forma de pagamento

Destaques sobre *** por e-mail

Não existe uma forma de pagamento única para os repasses do 13º salário para os trabalhadores. A regra geral é que cada empregador poderá decidir como realizar este repasse. De todo modo, é importante analisar quais foram as regras sobre este assunto definidas na convenção trabalhista da sua categoria.

Boa parte dos trabalhadores brasileiros recebe o bônus da mesma forma que são feitos os pagamentos do salário regular.

Quem pode receber o 13º salário

Como dito, os trabalhadores formais, que atuam dentro do regime CLT podem receber o 13º salário todos os anos. Mas este não é o único grupo contemplado. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, também podem receber o saldo em questão.

Por outro lado, pessoas que atuam como autônomas não podem receber o dinheiro relativo ao 13º salário. Também não existe previsão de pagamentos deste adicional para os cidadãos que são atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS. 

Pessoas que recebem o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional também não podem receber o bônus todos os anos. Em 2023, o governo federal já confirmou que não fará pagamentos extras de final de ano para este público.

Definindo o valor do 13º salário

Não existe um valor fixo para o bônus. Cada trabalhador deve receber um patamar próprio sempre com base em duas variáveis. São elas:

  • O salário regular mensal;
  • O número total de meses trabalhados do ano.

Para saber qual o seu valor de 13º salário, basta pegar o valor do salário regular e dividir por 12, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar este resultado e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados em 2023. O resultado desta pequena equação é o valor do seu adicional.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis