13º salário: veja perguntas e respostas sobre o adicional
Com a chegada do final do ano, trabalhadores começam a ter dúvidas sobre o 13º salário. Confira detalhes sobre os pagamentos do adicionalQual o valor do 13º salário? Quem pode receber? Quando a empresa vai pagar o montante? Perguntas como estas se tornam mais comuns sobretudo na reta final do ano. Com a chegada das festas de natal e ano novo, trabalhadores de todo o país querem saber detalhes sobre este adicional.
Abaixo, separamos algumas das perguntas mais comuns sobre este bônus de final de ano. Veja
Perguntas e respostas sobre o 13º salário
- Quem pode receber o dinheiro?
O pagamento do 13º salário deve ser feito a todos os trabalhadores que atuam com carteira assinada no Brasil. São cidadãos que estão dentro do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Eles recebem o saldo referente a um mês adicional no final do ano.
- Quando o pagamento acontece?
Esta é uma pergunta cuja resposta vai variar a depender da empresa. Em regra geral, o empregador pode decidir quando o empregado vai receber o adicional. A única exigência é que a primeira parcela seja paga até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
- Posso receber tudo de uma vez?
Sim. Desde que a empresa opte por este sistema, o trabalhador pode receber todo o montante de uma só vez. Recentemente, o governo do estado do Paraná anunciou que vai pagar todo o valor de uma só vez no dia 30 de novembro para servidores da ativa e também para os aposentados e pensionistas.
- Trabalhador temporário pode receber?
Sim. Trabalhadores que estiveram na empresa durante um período temporário também podem receber o saldo. Eles recebem o benefício de final de ano em um valor proporcional ao número de meses trabalhados.
- Qual é o valor?
O valor do 13º salário varia de acordo com cada trabalhador, porque depende do número de meses trabalhados naquele determinado ano e também depende do salário bruto mensal que o indivíduo recebe.
Para saber quanto você vai receber de 13º salário, basta pegar o salário e dividir por 12, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar este resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que o cidadão trabalhou naquele ano. O resultado é o valor do 13º.
Aposentados podem receber?
Sim. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o 13º salário. Contudo, é preciso atentar para o fato de que boa parte já recebeu este valor este ano. O Governo Federal decidiu antecipar as datas para o primeiro semestre.
De todo modo, quem começou a receber benefícios do INSS depois deste prazo, poderá receber o 13º salário em um valor proporcional ao número de meses em que ele está na condição de segurado.