Dinheiro na conta: servidores desta capital poderão receber 13º salário antecipado

Em novo anúncio, servidores municipais receberam a notícia de que poderão receber o 13º salário ainda neste primeiro semestre

Para a grande maioria dos trabalhadores brasileiros, o recebimento do 13º salário é um dos momentos mais esperados do ano. E não é para menos. Muitas vezes este dinheiro é usado para tarefas emergenciais como compra de remédios, pagamentos de dívidas ou até mesmo gastos com educação.

Nesta semana, mais trabalhadores brasileiros receberam a notícia de que poderão receber o 13º salário de forma antecipada. Esta indicação foi comemorada pela maioria dos trabalhadores, que precisam do dinheiro neste momento.

Antecipação do 13º salário

A antecipação em questão será válida para os servidores públicos da cidade de Fortaleza, no Ceará. Segundo informações da prefeitura local, o saldo será pago no próximo dia 1 de junho. A informação foi confirmada pelo prefeito José Sarto ainda na última terça-feira (14).

“Em todos os anos, a nossa gestão antecipou a parcela e, mais uma vez, vamos adiantar o pagamento, beneficiando mais de 55 mil servidores ativos e inativos”, disse o prefeito.

Destaques sobre *** por e-mail

“Isso representa um impacto financeiro na ordem de R$ 566 mi na folha, que é uma notícia boa para os servidores, mas também para a nossa economia. É mais dinheiro circulando na cidade, criando mais oportunidade de emprego e renda”, complementou Sarto.

13º salário do Ceará

Os servidores do estado do Ceará também tiveram o direito de receber o 13º salário de maneira antecipada. Este público recebeu a primeira parcela na última sexta-feira (10), às vésperas do Dia das Mães.

Segundo dados do governo do estado do Ceará, mais de 163 mil servidores ativos, inativos e pensionistas estão aptos ao recebimento do 13º salário. A expectativa é de que antecipação da 1ª parcela tenha injetado R$ 600 milhões na economia cearense.

Pagamentos para aposentados

Quem também decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta antecipação, no entanto, é válida apenas para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A primeira parcela do 13º salário, aliás, já foi liberada aos segurados do INSS entre o final de abril e o início de maio. Já a segunda parcela será paga entre o final de maio e o início de junho, quase que em conjunto com a antecipação de Fortaleza.

A ideia de antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS tem o objetivo de ajudar a dinamizar a economia do país ainda neste primeiro semestre.

O 13º salário é um direito trabalhista criado ainda em 1962. O saldo funciona como uma espécie de adicional de salário voltado apenas para os trabalhadores formais. Normalmente, o benefício é pago no final de cada ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis