Governo vai antecipar 13º do INSS em 2024, diz jornal

De acordo com imprensa, governo federal deverá antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS este ano

Milhões de aposentados e pensionistas de todas as regiões do país estão ansiosos pelos pagamentos do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em tese, ainda falta muito tempo para a liberação deste saldo adicional, que normalmente é pago ao final de cada ano.

Contudo, há sempre uma expectativa em torno da possibilidade de antecipação do saldo do 13º salário em 2024. Afinal de contas, nos últimos anos, o governo federal optou por pagar o saldo ainda no primeiro semestre, mais precisamente nos meses de maio e junho.

Antecipação do 13º salário

Oficialmente, o governo federal ainda não anunciou se vai repetir a dose e antecipar os pagamentos do 13º salário este ano. De todo modo, informações de bastidores colhidas pelo jornal Correio Braziliense indicam que uma decisão já foi tomada.

De acordo com o jornal, o governo federal bateu o martelo e decidiu que vai antecipar a liberação do 13º salário este ano. A expectativa geral é de que os pagamentos sejam feitos em duas parcelas, sendo a primeira liberada em maio e a segunda em junho, assim como aconteceu no ano passado.

Destaques sobre *** por e-mail

  • 1ª parcela: 50% do valor da aposentadoria;
  • 2ª parcela: 50% do valor da aposentadoria, descontados os possíveis abatimentos relacionados ao Imposto de Renda.

Ao todo, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros receberão o saldo em suas contas. Aposentados e pensionistas, por exemplo, poderão receber o adicional extra. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no entanto, não pode receber o 13º salário.

“Girar a economia”

Por que o governo federal teria decidido liberar a antecipação do 13º salário este ano? Ainda tomando como base as informações de bastidores, pagar o saldo antecipado pode ter um papel fundamental para ajudar a “girar a economia”.

A avaliação é de que, com o dinheiro em mãos, os aposentados e pensionistas poderão gastar mais no país ainda no primeiro semestre deste ano. A grande maioria dos segurados recebe um salário mínimo. Para este grupo, qualquer pagamento de adicional pode fazer muita diferença.

Orçamento para o 13º salário

Vale lembrar que, do ponto de vista de orçamento, não faz muita diferença para o governo federal o pagamento antecipado do 13º salário. Este gasto já está previsto e liberado pelo congresso nacional. Agora, cabe decidir se vais liberar o montante no primeiro ou no segundo semestre.

Caso a antecipação seja mesmo confirmada, os aposentados e pensionistas do INSS passarão mais um ano sem qualquer adicional nas festas de natal e ano novo, assim como aconteceu nos últimos quatr anos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis