Mais um estado anuncia antecipação do 13º salário
Servidores de mais um estado já podem começar a marcar na agenda uma nova data para o recebimento do 13º salário no final deste anoO governo do estado do Paraná anunciou nesta quarta-feira (26) que vai antecipar os pagamentos do 13º salário para os servidores públicos. Segundo o anúncio oficial, as liberações do bônus acontecerão de uma só vez no dia 6 de dezembro. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior fez o anúncio.
O chefe do governo estadual disse que 156.944 servidores da ativa poderão receber o saldo nesta data. Além disso, outros 135.128 aposentados e pensionistas do estado também poderão receber o dinheiro.
O governo local afirma que este é o quarto ano consecutivo com antecipação do 13º salário. Além disso, mais uma vez eles decidiram pagar o valor todo de uma só vez. Vale lembrar que as empresas e os governos podem escolher entre pagar todo o montante em uma parcela, ou dividir o saldo em duas.
O governador disse ainda que esta medida representa aporte de R$ 1,9 bilhão na folha de pagamento do funcionalismo.
Junto com este anúncio, ele também disse que vai antecipar as liberações do salário de dezembro para o dia 22, ou seja, um pouco antes do natal. Inicialmente, este dinheiro estava previsto para cair na conta apenas no último dia útil do mês.
O que disse o governador
“É o quarto ano consecutivo desse compromisso com os servidores. Todos os anos fizemos isso. É uma forma de estimular o comércio e o turismo, com injeção de quase R$ 6 bilhões na economia, o que ajuda a garantir esse ciclo virtuoso da nossa economia”, disse ele
“Estamos encerrando a primeira gestão com grandes investimentos, políticas públicas consolidadas e apoio aos nossos servidores”, disse o governador”, completou ele.
O 13º salário
Para saber quanto você vai ganhar de 13º salário no final do ano, basta usar o valor do seu salário mensal bruto e dividir por 12, que é a quantidade de meses do ano.
Com o resultado em mãos, o cidadão precisa multiplicar o valor pela quantidade de meses em que ele trabalhou no ano corrente. Se ele trabalhou o ano inteiro, por exemplo, é preciso multiplicar o resultado por 12.
No caso específico dos servidores do Paraná, os repasses acontecerão de uma só vez no dia 6 de dezembro. O dinheiro já deverá ser depositado na conta com os chamados descontos do Imposto de Renda.
As empresas que optarem por dividir o 13º salário em duas partes, precisam pagar 50% do valor total na primeira parte e os outros 50% na segunda, mas considerando nesta fase final os descontos do Imposto de Renda.
As regras acima valem para os trabalhadores da ativa e também para os aposentados.