Novo grupo de trabalhadores podem antecipar o 13º salário na próxima semana

Na próxima semana, novo grupo de trabalhadores poderá antecipar os pagamentos do 13º salário. Veja como proceder

Na próxima semana, um novo grupo de trabalhadores brasileiros terá a oportunidade de antecipar os pagamentos da primeira parcela do 13º salário. Este é um adicional voltado aos empregados formais que atuam no Brasil sobre o regime CLT.

De acordo com as informações oficiais, os trabalhadores que poderão antecipar o 13º salário na próxima semana são aqueles que atuam como servidores públicos do estado do Pará. A informação, aliás, foi confirmada pelo governo estadual ainda na quinta-feira (26).

“Nos dias 03 e 04 de Outubro, o pagamento estará na conta, como já acontece desde 2019. Mais de 160 mil servidores ativos e inativos serão beneficiados. E mais de 640 milhões vão movimentar a economia do nosso Estado”, disse o governo do Pará.

Governador também confirma antecipação do 13º salário

Quem também confirmou a informação foi o governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB). De acordo com ele, o saldo estará na conta antes do Círio de Nazaré, tradicional festa religiosa que acontece em Belém, a capital do estado.

Destaques sobre *** por e-mail

“Gostaria de dar a boa notícia a todos os servidores ativos e inativos do Estado”, disse Helder.

“Como já fazemos desde 2019, estaremos pagando os primeiros 50% do 13° salário nos próximos dias 03 e 04 de outubro, para que antes do Círio todos possam estar com dinheiro na conta, podendo garantir um Círio cada vez melhor para todos nós, paraenses. Isto representa injeção de recursos na economia do Estado” , completou ele.

Quanto vou receber de adicional?

Seja no Pará, ou em qualquer outro estado, a regra para os pagamentos do 13º salário basicamente é a mesma. Nem todo mundo recebe o mesmo valor de adicional no final do ano.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário em 2024, é necessário pegar o valor bruto do seu salário mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou em um determinado ano. O resultado é o valor do seu 13º salário.

Em regra geral, o empregador tem a obrigação de pagar a primeira parcela do 13º salário até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. Caso o empregador opte por pagar o valor todo de uma só vez, o prazo é o dia 20 de dezembro.

A primeira parcela deve corresponder sempre a 50% do valor do 13º salário, e a segunda corresponde aos outros 50% descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis