Portal E-cac: aprenda a como usar do zero

Os contribuintes ao Imposto de Renda da Pessoa Física podem usar o portal e-CAC para verificar sua situação fiscal e obter extratos de declarações feitas no passo. Além disso, é possível agendar atendimentos presenciais na Receita Federal. Mas se você tem dúvidas em como usar esse portal, veja aqui como usar o E-cac do zero.

Passo a passo para entrar no E-cac

Primeiro, é preciso possuir uma conta vinculada ao seu CPF. Para se cadastrar, é preciso digitar o código de acesso disponível individualmente para cada cadastro de pessoa física. Na página de login, clique em “Saiba como gerar um código de acesso” e, então, realize seu registro. Em seguida aparecerão informações sobre o código de acesso para CPF e CNPJ. Aperte a opção “Gerar código de acesso para pessoa física” e inicie sua verificação Para iniciar a criação do seu código de acesso, preencha os dados requisitados pelo site ( número de CPF e data de nascimento). Após isso, preencha o captcha e avance para a próxima etapa, onde será solicitado o número do recibo de IRPF e não coloque os dois números finais do recibo. Então, crie uma senha de acesso para você no E-Cac. Preste bastante atenção na etapa de criação da senha e, se possível, deixe anotado. Clique em “gerar código” e conclua a criação dessa identificação que, após gerada, tem duração de um dia e é renovável, mas com outros caracteres. Após isso, volte para a página de login do portal E-Cac. Preencha as lacunas com o CPF, seu código de acesso e senha. Enfim, quando você tiver feito todas as etapas mencionadas, estará dentro da página inicial.

Como usar o E-Cac.

Em primeiro lugar, encontre o recurso da Receita Federal de seu interesse por meio da barra de buscas ou então veja se o encontra na tela inicial em uma das dez categorias principais. Observe a aba que fica do lado esquerdo do portal. O meios de acesso às funções de maior uso e relevância estão ali. O contribuinte tem muita praticidade com essa parte, assim como a barra de buscas, mencionada anteriormente. O E-Cac é um portal muito intuitivo. Basta se guiar de acordo com seu interesse ao clicar nas opções e tudo que gira em torno com relação entre você e a Receita Federal estará lá.   Veja se é do seu interesse: Como usar o aplicativo ” Meu INSS”
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis