Regras de aposentadoria por idade para todas as pessoas

As regras da aposentadoria por idade, de acordo com o especialista Hilário Bocchi Júnior sofreu alterações depois da reforma da Previdência, com isso, cada ano que passa, novos trabalhadores começam a se questionar sobre o benefício.

A reforma da previdência que sofreu alterações, possui idade mínima para que a aposentadoria possa ser definida por idade. Com isso, a pensão por morte também obteve mudanças de regras por pontos e agora possui valores maiores. Veja algumas das novas regras que foram alteradas, dentro da aposentadoria e outros benefícios do INSS.

Aposentadoria por idade

A idade mínima para dar entrada na aposentadoria foi alterada e agora é de 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens. O aumento é progressivo para quem está na transição. Por exemplo, no ano de 2020, a idade mínima era de 60,5 anos, e esse ano passou para 61, subirá para o valor da alteração em 2023.

Pensão por morte

Destaques sobre *** por e-mail

A pensão por morte oferece ao dependente que comprove o casamento ou a união estável de no mínimo dois anos, esse tempo mínimo não existia antes da Reforma da Previdência. O falecido precisa ser contribuinte ativo há pelo menos 18 meses, o que antes basta um único pagamento. Outra mudança foi de que a pensão que antes era de 100%, agora passou para 60% e agora só vale caso o cônjuge tenha mais de 45 anos.

Leia mais: Aposentadoria por tempo de contribuição: quais os requisitos necessários?

Regras dos pontos

A regra dos pontos permite que a aposentadoria tenha um valor diferenciado e se eleve com o decorrer dos anos. No ano de 2021, os pontos são de 88/98 pontos. O que quer dizer que os homens se aposentam com 35 anos de contribuição deverão ter 63 anos de idade. Já que a soma desses dois números totaliza a soma dos pontos para o INSS. Segundo os especialistas o trabalhador consegue somar os pontos, um da idade e um pelo tempo de contribuição, basta que as frações alcancem a pontuação exigida.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis