Imposto de renda: até quando posso declarar?

A Receita Federal divulgou as regras para a declaração do Imposto de Renda de 2021 com base no ano de 2020. Estão obrigados a declarar todos os indivíduos que acumularam uma renda a partir de R$28.559,70 em 2020, para as mesmas faixas de contribuições dos últimos exercícios.

Dentre as principais novidades para esse ano de 2021, está o fato de que os indivíduos que tiveram direito ao auxílio emergencial, e se enquadram nos demais critérios para a declaração, também deverão anotar esses ganhos, o que acabou por aumentar, exponencialmente, o número de cidadãos que deverão prestar contas com o Leão esse ano.

Qual o prazo para declarar o Imposto de Renda?

O governo também divulgou a data, inicial e final, para a entrega da declaração do Imposto de Renda. O período de envio começou no dia 1º de março de 2021 e terminará no dia 31 de maio de 2021 (às 23h:59).

Mas o governo também lembra a todos que o atraso no envio da declaração pode resultar em uma multa de 1% sobre o total do imposto a ser declarado.

Destaques sobre *** por e-mail

E mais: a multa pelo atraso do envio pode ser de até 20%, com um mínimo de R$ 165,74, o que faz com que a entrega no prazo determinado seja uma das garantias de que essa declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas seja menos frustrante e traumática.

Em contrapartida, o calendário para a restituição do imposto continua o mesmo. Ela começa no dia 31 de maio (o último dia para a entrega da declaração) e termina em 31 de setembro, em um total de cinco lotes a serem pagos mensalmente.

E, por fim, o governo também já disponibilizou os softwares e aplicativos para o preenchimento da declaração. Eles estão disponíveis no site da Receita Federal, bem como em lojas virtuais para smartphones IOS e Android.

Leia mais:

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis