Imposto de renda: o que acontece se informar o valor errado?

“Malha Fina”: Esse é o nome dado à investigação feita pela Receita Federal com o objetivo de encontrar erros e incongruências na declaração do Imposto de Renda. E os indivíduos que caem nesse “pente fino” acabam se vendo às voltas com inúmeras dores de cabeças, entre elas, uma multa de 75% do valor do imposto a ser recolhido, o que acaba configurando-se como um dos principais transtornos na vida de alguns contribuintes.

No entanto, como forma de socorrer aqueles indivíduos que cometem erros involuntários durante o preenchimento da declaração, a Receita Federal criou uma ferramenta chamada “Declaração Retificadora”, com o objetivo de permitir que em até 5 anos o contribuinte possa informar erros e omissões cometidos sem a intenção de burlar a lei.

Como retificar erros no Imposto de Renda?

A Declaração Retificadora, como dissemos, é uma ferramenta, na forma de um documento, que permite, mesmo a posteriori, que um indivíduo preste informações que foram omitidas na declaração original, ou até mesmo completá-la com outras que porventura tenha esquecido mas que sejam importantes, inclusive, para fins de restituição.

E para realizar a retificação basta observar o seguinte passo a passo:

Destaques sobre *** por e-mail

  • Abra o mesmo programa utilizado para fazer a declaração original;
  • Escolha a declaração que pretende retificar;
  • Abra o item “Identificação do Contribuinte”;
  • Selecione o campo “Declaração Retificadora;
  • Digite o número do recibo da declaração a ser corrigida;
  • Modifique o que precisa ser modificado e clique em “Entregar Declaração” (no canto inferior esquerdo da página);
  • E enfim, mantenha sob a sua posse uma cópia da Declaração Retificadora com o respectivo recibo de envio.

Lembrando que a cada envio de uma Declaração Retificadora aumenta-se o prazo para recebimento da restituição do Imposto de Renda, já que a data de envio dessa declaração sobrepõe-se à data da entrega original.

Leia mais:

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis