Cadastro Único: quais os benefícios de inscrever-se nele?

Em poucas palavras, podemos definir o Cadastro Único (ou CadÚnico) como um instrumento utilizado pelo governo para identificar indivíduos e famílias brasileiras com baixa renda. O cadastro ainda permite o pleno acesso às características desses indivíduos, como escolaridade, residência, renda, ocupação, entre outras informações básicas.

Com base nesse cadastro, União, estados e municípios conseguem oferecer os mais variados tipos de assistências aos brasileiros em situação de pobreza e extrema pobreza. E entre os seus principais benefícios, podemos destacar o acesso ao Bolsa Família, tarifa de energia diferenciada, programas habitacionais e aposentadoria especial para indivíduos com baixa renda.

Quem tem direito a inscrever-se no Cadastro Único?

Uma coisa importante a saber sobre esse programa do Cadastro Único é que esse não é um benefício concedido a todos os cidadãos brasileiros. Para ter direito a ele é necessário comprovar que não possui renda mensal superior a R$522,50 ou R$3.135,00 de renda total familiar. A única exceção fica para os casos em que o indivíduo possui uma renda superior por conta da inscrição em algum outro programa social, seja ele da União, estados ou municípios.

Além dos benefícios citados acima, os inscritos no CadÚnico também terão direito automático a programas como o Bolsa Estiagem, Benefício de Prestação Continuada, Telefone Popular, isenção nas taxas para concursos públicos, Carteira do Idoso, Telefonia Popular, Água para Todos, além de diversos outros programas assistenciais.

Destaques sobre *** por e-mail

Para realizar a sua inscrição no Cadastro Único você tem duas opções: aguardar a visita de um representante do município na sua casa após este identificá-lo como membro de uma família de baixa renda; ou então dirigir-se até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da sua casa munido dos seguintes documentos: CPF, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

Leia mais:

O que acontece se não devolver o auxílio emergencial?

Auxílio emergencial: tenho que fazer a devolução?

Caixa TEM bloqueado: o que pode ser?

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis