Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda?

Existem algumas situações que podem gerar muitas dúvidas ao contribuinte na hora de fazer a declaração do imposto de renda. Por exemplo, quem possui algum tipo de empréstimo, como declarar empréstimo consignado que é descontado em folha de pagamento por exemplo. Para saber como fazer e como isso funciona, continue lendo.

Tudo vai depender do valor do empréstimo. De acordo com especialistas, é preciso sim declarar empréstimo consignado, seja ele feito, pago ou quitado, e para quem possuía parcelas em 2020, precisa fazer a sua declaração esse ano no Imposto de Renda. Para entender melhor, existem algumas regras que são obrigatórias para fazer a declaração desse tipo de produto.

Declarar empréstimo consignado

Todo empréstimo feito acima de R$ 5 mil precisa ser declarado no imposto de renda, sendo ele consignado ou não. A menos que se trata de uma alienação fiduciária, penhor ou hipoteca. Para declarar empréstimo consignado, é preciso colocar na declaração na parte de dívidas e ônus. Na parte onde estiver esse Código, aparecerá uma lista com várias opções de lançamentos e cada uma com um código diferente.

Basta escolher o código adequado para o que for declarar, então discriminar o valor que foi tomado diante seus recursos. Além de informar o valor também é preciso especificar o destino do dinheiro, como estão sendo feitos os pagamentos, e o valor de cada parcela, tudo bem descrito.

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Aposentado por invalidez pode pedir aumento de 25% ao INSS

Outro ponto importante é que ao declarar empréstimo consignado, deve-se colocar os dados e CNPJ do banco ou instituição financeira credora. O consignado é diferente do financiamento que normalmente tem seu nome ligado a um bem. O contratante vai ter que usar o dinheiro para a finalidade ao qual foi designada, com isso a declaração feita a para a receita precisa ser feita separadamente, já que nos dois casos o dinheiro pode ser usado para destinos diferentes e não pode haver cruzamento de informações.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis