Dicas para os últimos dias da declaração do Imposto de Renda

Dia 31 de maio, a próxima segunda-feira, encerra o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2021. A declaração precisa ser feita todos os anos, e nesse ano especificamente devido a pandemia, a data foi adiada até agora, para que os contribuintes ganhassem um fôlego a mais e conseguissem colocar seus rendimentos em dia.

Os tributos anuais que excederam o valor de R$ 28.559,70 no ano de 2020, pessoas que receberam o auxílio emergencial e alcançaram o valor de R$ 22.847,76 ou mais, também precisam declarar, além de outras colocações e obrigatoriedades que já é regra há vários anos. De acordo com a Receita Federal, até o último dia 19, cerca de 21,39 milhões de contribuintes haviam feito a declaração contra 32 milhões que é esperado.

Dicas para fazer o Imposto de Renda

Todos os anos, muitas dúvidas surgem sobre a Receita Federal e como fazer o Imposto de Renda, ainda mais quem vai declarar pela primeira vez. Com isso, é preciso saber que para fazer a declaração pela primeira vez, é preciso fazer o preenchimento completo dos formulários, que leva um tempo, mas é possível fazer sozinho, e não leva muito tempo, dependendo da quantidade de patrimônios.

A primeira coisa a se fazer é prestar muita atenção e fazer com calma para não errar. Separe todos os documentos necessários e as informações que são mais importantes antes de começar e só comece depois de conferir tudo primeiro. Assim você não precisa ficar parando no meio para separar mais documentos. Encontre os documentos dos informes dos seus rendimentos, serviços, contratantes, empregador, INSS, e tudo mais que for declarar antes de dar início ao processo.

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Imposto de renda principais cuidados para declarar

O principal, não omita declarações ou rendimentos nem despesas. Esse tipo de ocultamento pode te fazer cair na malha fina, o que pode resultar em um enorme prejuízo no futuro com processos, multas e juros.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis