IPVA: o que é e como consultar os valores?

Assim como casas, terrenos, entre outros bens materiais, os automóveis também possuem impostos estaduais. No caso dos carros, motos, caminhões, ônibus e até aviões ou barcos, o IPVA (Propriedade de Veículos Automotores) é cobrado anualmente dos proprietários de veículos.

O OTrabalhador fez um estudo sobre o IPVA e irá informar tudo sobre este imposto que é cobrado no início de todo ano.

O que é IPVA?

Com a arrecadação de valores do imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA é um imposto estadual, que cobra de 1 a 6%. O valor desta cobrança varia de acordo com o estado do bem material e também do valor do veículo.

Sendo o responsável pelo recolhimento financeiro dos proprietários, este imposto tem 50% destinado ao município do veículo que está sendo cobrado a taxa anual. Além disso, a outra metade deste valor é depositado nos cofres públicos – este, que poderá ser investido nas áreas que o governo achar necessário, como saúde e educação.

Destaques sobre *** por e-mail

Seguindo a estimativa dos preços praticados no varejo, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), somente neste ano, os responsáveis pelos automotores movidos a gasolina e biocombustíveis tiveram 4% do valor venal (avaliação da propriedade imobiliária feita pelo poder público).

Por outro lado, os veículos usados que utilizam álcool, eletricidade ou gás, têm combinados entre si, que a alíquota permanecerá na casa dos 3%.

Para que você consiga pagar o seu IPVA, basta acessar o site do Detran do seu estado. Depois disso, insira a placa e o Renavam (número que é encontrado dentro da licenciatura do seu veículo). Os meses para pagar o IPVA dependem do final da placa do seu veículo, então fique atento!

Leia mais sobre:

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis