Senado aprova isenção de Imposto de renda na venda de imóveis

Na última quarta-feira (26) o governo aprovou um novo projeto que deve isentar de Imposto de Renda sobre o que for ganho com a venda de imóveis residenciais. Com isso, o dinheiro que retorna pode ser aplicado a outra imóvel. O projeto foi criado por Wellington Fagundes senador, com o intuito de beneficiar alguns contribuintes.

Para estar isento do Imposto de Renda sobre a compra de um imóvel, é preciso que a compra tenha sido feito pelo menos 180 dias depois da última venda. Nesse caso o imposto pago cai sobre 15% do valor d diferença que for cobrada no preço. Para entender melhor, continue lendo.

Projeto de isenção de Imposto de Renda sobre compra de imóvel

O projeto original foi desenvolvido para começar em um prazo específico, ao finalizar o estado de calamidade pública. Então houve um novo Decreto que o relator acolheu diante uma emenda criada pela senadora Rose de Freitas, e a isenção de imposto de renda sobre a compra de novos imóveis residenciais passou a vigorar par ao ano de 2021. O prazo estabelecido foi até dia 31 de dezembro, devido a pandemia.

Ou seja, quem comprou um novo imóvel no ano passado, até o dia 31 de dezembro, terá um desconto de isenção de imposto de renda que se adequará de acordo com cada regra e situação de compra e venda. A suspensão está relacionada ao prazo que o imóvel foi adquirido e com isso, diante da incerteza do fim da pandemia, talvez seja necessário parar o setor ou suspendê-lo por um tempo.

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Senado aprova projeto para estimular o primeiro emprego

De acordo com o relator, novas emendas foram criadas para apresentar aos senadores, o que foi parcialmente escolhido até o momento, como mudança e quais forma negadas. Não dá para só discutir, é preciso começar a colocar os planos em prática e a isenção de Imposto de renda é uma oportunidade que muitos brasileiros precisam nesse momento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis