Entenda como fazer a prova de vida do INSS

A prova de vida é fundamental e obrigatória para alguns casos e para realiza-lo existem algumas facilidades atualmente, que podem beneficiar os idosos para que não tenham que sair de casa. Com a pandemia, sair de casa ficou complicado, principalmente para os idosos, que precisam comprovar que estão vivos para o INSS, e continuar recebendo sua aposentadoria normalmente.

O prazo para realizar a prova de vida foi adiada para o dia 1º de julho e agora os aposentados e pensionistas que precisam realizar esse procedimento podem fazer de casa, sem ter que ir até agências bancárias e assim evitando aglomerações. Para realizar o procedimento existem algumas regras que precisam ser seguidas, mas é importante manter a situação o mais regularizada possível para evitar que os pagamentos sejam bloqueados.

Novo método para prova de vida

De acordo com João Italo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário, as novas formas de garantir a prova de vida, serão feitas como uma medida para diminuir o número de fraudes. Aposentados e pensionistas precisam comprovar que estão vivos, para continuar recebendo, e ao mesmo tempo o Instituto precisa garantir que será avisado quando esse beneficiário se for, para não continuar pagando para outra pessoa, o que a propósito se configura crime de fraude.

Leia mais: Aplicativo do INSS faz a prova de vida na pandemia

Destaques sobre *** por e-mail

Por esse motivo que a prova de vida se tornou obrigatória e agora pode ser feita de forma remota, sem a necessidade de ir até as agências. Para isto, basta baixar o aplicativo do INSS ou do banco por onde recebe o benefício, e realizar o procedimento como Biometria, por exemplo, ou vídeo com sua identidade com o rosto aparecendo e fotos. Além disso, caso tenha que ir pessoalmente até o banco, é preciso levar documentos de identificação com foto, e para não ter que entrar na agência, use o caixa eletrônico que tenha o leito de biometria, que já é o responsável por fazer a leitura da prova de vida. É preciso seguir um calendário para realizar o procedimento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis