Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar e fazer a sua

Que o governo está modernizando todas as suas plataformas para o meio online, não é uma dúvida para ninguém. Mas, você sabia que pode tirar até mesmo a sua carteira de trabalho digital? 

Para isso, basta que você acesse o site do Gov e baixe o aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital. 

De acordo com o Governo Federal, ele é um dos mais baixados e conta com mais de 270 milhões de acessos. 

Para quem preferir, também pode ser consultado de forma 100% online sem o uso de aplicativos – apesar de não ser uma opção tão prática quanto ele. 

Um dos principais benefícios é saber também quanto tempo contribuiu para o INSS e, até mesmo, quanto tempo falta para que consiga se aposentar.

Destaques sobre *** por e-mail

Também há o ponto interessante para aqueles que perderam o documento físico já que não é necessário ir até as instituições governamentais para ter acesso às informações. Hoje em dia, tudo está sendo feito de forma completamente online. 

A  carteira de trabalho digital também serve para aqueles que precisam solicitar o seguro-desemprego que deve durar enquanto o contribuinte do INSS estiver desempregado (ou no prazo máximo de 6 meses). 

Auxílio doença na carteira de trabalho digital

Para quem estiver desempregado, ainda há a possibilidade de solicitar o seguro-doença. O auxílio garante que o beneficiário receba até 12 meses depois da última contribuição do INSS justamente porque, em teoria, estaria impossibilitado de buscar por um novo emprego

Caso queira acessar online sem baixar o aplicativo, é necessário que você faça um login no site  acesso.gov.br. O site permite que o usuário acompanhe toda a situação perante o governo. Dessa forma, consegue-se ter uma visão e acesso de todas as informações que vão além da carteira de trabalho. 

Para aqueles que precisam do número da carteira de trabalho, vale ressaltar que é o mesmo que o CPF de cada indivíduo. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis